LinkedIn continua crescendo no Brasil. A rede social focada no mercado de trabalho atingiu a marca de 75 milhões de usuários no país, o que representa mais de 60% da força de trabalho nacional. Esse aumento da procura pela plataforma foi motivada especialmente pela chamada pela Geração Z (os nascidos entre 1997 e 2012).

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Cerca de 60% da força de trabalho do Brasil está no LinkedIn (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

Geração Z já responde por 40% dos usuários

  • De acordo com um levantamento da rede social, os usuários da Geração Z agora totalizam 40% de todos os cadastrados no LinkedIn.
  • Eles só ficam atrás dos Millennials, nascidos entre 1981 e 1996, que representam 51% dos usuários.
  • Ainda segundo este estudo, as áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor, que são cargos considerados “linha de frente”, são aquelas onde a Geração Z está mais presente.
  • A plataforma destaca que a proporção de profissionais desta faixa etária é mais expressiva do que sua representação na população brasileira.
Imagem mostrando usuário mexendo no app do Linkedin
Geração Z impulsionou crescimento do LinkedIn no Brasil (Imagem: Pexels)

LinkedIn aposta na IA para continuar avançando

O levantamento aponta que os usuários brasileiros do LinkedIn, em geral, são provenientes de setores como serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação. A plataforma tem sido um recurso essencial para muitos profissionais, com 65% dos usuários utilizando a rede para se candidatar a empregos, e para mais de um quarto, é a principal ferramenta para essa função.

Entre os benefícios apontados pelos usuários estão a sensação de estar conectado à sua rede profissional e a possibilidade de se manter atualizado sobre as informações do mercado de trabalho. Conteúdos informativos têm ganhado cada vez mais força na plataforma, com o dobro de engajamento em comparação a outras publicações.

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Segundo o LinkedIn, quase 50 milhões de profissionais acessam a rede todas as semanas para buscar oportunidades. Para o próximo ano, a plataforma planeja investir em inteligência artificial (IA), com novidades já previstas para os próximos meses.