Vacina única contra gripe e Covid-19 está mais perto de se tornar realidade

O imunizante desenvolvido pela Moderna apresentou uma resposta imunológica melhor em comparação com as vacinas individuais contra as doenças
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 11/06/2024 13h18
vacina-1-1920x1080
Imagem: Me dia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A farmacêutica Moderna anunciou que a vacina combinada contra a gripe e a Covid-19 apresentou resultados “inovadores” em testes. Chamada de mRNA-1083, o imunizante apresentou uma resposta imunológica melhor em comparação com as vacinas individuais contra as doenças.

Leia mais

vacinas
Vacina combinada da Moderna é a mais avançada até agora (Imagem: Momentum studio/Shutterstock)

Vacina contra gripe e Covid-19 apresentou bons resultados em todas as idades

  • Outras empresas têm testado um imunizante semelhante, mas a Moderna é a primeira a anunciar resultados positivos de testes em estágio avançado.
  • No total, quatro mil adultos de diversas idades participaram da pesquisa realizada pela farmacêutica.
  • Durante os trabalhos, nem mesmo os médicos que administravam as injeções sabiam quem recebeu cada imunizante.
  • Os resultados mostraram que, tanto em adultos quando em idosos, a vacina combinada experimental provocou uma resposta imunológica significativamente maior contra três cepas da gripe e contra a Covid-19, em comparação com as vacinas administradas separadamente.
  • As informações são da Fox News.
Covid-19
Imunizante atua contra a Covid-19 e a gripe ao mesmo tempo (Imagem: Xeniia X/Shutterstock)

Reações adversas foram consideradas “normais”

Em termos de segurança, a vacina combinada também apresentou bons resultados. Segundo a Moderna, as reações adversas foram semelhantes às que as pessoas experimentaram com os imunizantes já existentes contra as doenças. As queixas mais comuns foram dor no local da injeção, cansaço, dor muscular e dor de cabeça.

O estudo ainda não foi revisado por pares, mas a empresa disse que planeja apresentar os dados deste ensaio em estágio avançado na próxima conferência médica. O próximo passo é discutir a liberação do imunizante para a população nos Estados Unidos.

Além de proteger contra as doenças, a vacina combinada pode ajudar a aumentar o índice de cobertura vacinal contra a Covid-19 e a gripe. Isso porque os especialistas acreditam que as pessoas serão incentivadas a receber uma só vacina.

Apesar dos resultados promissores, não existe uma previsão de quando a nova vacina poderá estar disponível para aplicação na população.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.