Acreditar no amor é sempre uma ótima escolha e os melhores filmes de romance podem reforçar esse sentimento para aqueles que amam sonhar e também para os desiludidos que buscam uma esperança, ainda que seja na tela de cinema. Nem sempre a opinião da crítica especializada casa com a dos espectadores, mas na lista a seguir é quase certeza do match perfeito.

Montar um ranking dos 10 melhores filmes românticos de todos os tempos não é tarefa fácil, afinal são muitos títulos famosos por conquistar os corações de muita gente e permanecerem na memória coletiva por décadas a fio. Confesso que como uma romântica incurável, durante a minha pesquisa, entrei em consenso com a maior parte deles.

publicidade

Leia mais:

Aproveite o clima de Dia dos Namorados, já que o mês de junho abre a temporada de inverno, e aconchegue-se com seu amor (ou seu amor próprio) para conferir os 10 melhores filmes de romance e onde assisti-los.

publicidade

1- Casablanca

Cena do filme Casablanca, um dos melhores filmes de romance de todos os tempos

Na categoria dos clássicos, é difícil escolher entre tantos filmes belíssimos, como “E o Vento Levou”, “Tarde Demais para Esquecer”, e tantos outros. Por isso, aqui está aquele que é quase uma unanimidade.

“Casablanca” é um filme norte-americano de 1942, dirigido por Michael Curtiz. Ele se enquadra nos gêneros de drama romântico e film noir. A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha o exilado americano Rick Blaine (interpretado por Humphrey Bogart) em Casablanca. Lá, ele reencontra sua antiga paixão, Ilsa (vivida por Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris. 

publicidade

É impossível começar uma lista com os melhores filmes de romance sem citá-lo. “Casablanca” é um clássico absoluto do cinema, combinando romance, drama bélico e suspense de maneira brilhante. Vencedor de três Oscars: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado, o filme resgata o contexto político e histórico da Segunda Guerra Mundial, assim como a fonte da peça teatral Everybody comes to Rick’s que inspirou o roteiro. Se você ainda não assistiu, recomendo conferir essa obra-prima. 

Em 1989, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos EUA, considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”. Em 2005, foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela Time. Em 2006, foi considerado como o melhor roteiro de todos os tempos pelo Writers Guild of America, na sua lista dos “101 Greatest Screenplays”. “Casablanca” foi reconhecido várias vezes pelo American Film Institute em muitas de suas listas.

publicidade
  • “Casablanca”
  • Direção: Michael Curtiz
  • Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid
  • Onde assistir: Disponível por streaming no Max e Prime Video

2- “Harry e Sally – Feitos Um para o Outro”

Famosa cena do filme Harry e Sally - Feitos Um para o Outro

A próxima escolha entre os melhores filmes de romance é uma comédia romântica de 1989 dirigida por Rob Reiner. A história começa quando Harry Burns (interpretado por Billy Crystal) dá uma carona para Sally Albright (vivida por Meg Ryan) após a formatura na Universidade de Chicago.

Eles continuam se encontrando ao longo dos anos, mas a amizade deles é abalada quando percebem que estão apaixonados um pelo outro. O filme é conhecido por cenas icônicas, como a famosa simulação de orgasmo de Meg Ryan em um restaurante.

O eterno dilema entre amizade e envolvimento romântico é atemporal e assim como este representante do tema, vários outros filmes trouxeram para a tela as situações de casais que misturam sexo, amizade e amor em suas histórias. Porém, o filme ganhou fama pela química entre casal, diálogos marcantes e cenas divertidas que atravessaram décadas e continuam atuais. “Harry e Sally – Feitos um para o Outro” é um filme sobre amizade e amor que vale a pena assistir.

Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original. Recebeu cinco indicações ao Globo de Ouro nas categorias de melhor filme-comédia/musical, melhor diretor, melhor ator-comédia/musical(Billy Crystal), melhor atriz-comédia/musical (Meg Ryan) e melhor roteiro. No prêmio BAFTA (Reino Unido), venceu na categoria de melhor roteiro original e foi indicado também na categoria de melhor filme. No American Comedy Awards, venceu na categoria de ator mais engraçado (Billy Crystal) e atriz mais engraçada (Meg Ryan).

  • “Harry e Sally – Feitos um para o Outro”
  • Título original: “When Harry Met Sally”
  • Direção: Rob Reiner 
  • Roteiro Nora Ephron
  • Elenco: Billy Crystal, Meg Ryanm Carrie Fisher
  • Onde assitir: disponível no canal por assinatura Telecine e no Prime Video

3- “Titanic”

Cena icônica do filme Titanic, um melhores dos filmes de romance

Existe uma inesquecível história de amor sem drama? Se depender de “Titanic”, com certeza não. Dirigido por James Cameron, é um filme épico que combina romance e tragédia. O enredo se passa no famoso navio RMS Titanic, que naufragou em 1912.

Os protagonistas são Jack Dawson, um jovem artista pobre, e Rose DeWitt Bukater, uma mulher da alta sociedade comprometida com um homem rico. Seu romance proibido e os desafios enfrentados durante o naufrágio capturaram a atenção do público e se tornaram elementos icônicos do filme.

Jack e Rose, interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, são personagens fictícios criados para a trama romântica. Embora não tenham existido na vida real, eles simbolizam a experiência e as emoções vividas por muitos passageiros a bordo do Titanic durante aquela fatídica viagem. 

Foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012, após uma conversão 3D em homenagem aos cem anos da viagem inaugural do RMS Titanic. Após o relançamento, conquistou mais de US$ 300 milhões e conseguiu o feito de ser o segundo longa a atingir a marca de US$ 2 bilhões em bilheteria. Sem dúvida, uma jornada emocional inesquecível.

Titanic foi muito bem recebido pela crítica especializada. O Rotten Tomatoes indica que o filme possui um índice de aprovação de 87%, baseado em 156 resenhas, com uma nota média de 7,7/10.

O filme recebeu 14 indicações ao Oscar, vencendo onze. Também levou 4 Grammy Awards por “My Heart Will Go On” A trilha sonora se tornou o álbum primariamente orquestral mais vendido da história, e também um sucesso mundial, recebendo um certificado de diamante com mais de 11 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA. 

  • “Titanic”
  • Direção: James Cameron
  • Roteiro James Cameron
  • Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates
  • Onde assistir: disponível na assinatura do Star+

4- “O Segredo de Brokeback Mountain”

Cena do filme O Segredo de Brokeback Mountain

O filme mais romântico de 2005 é o título que recebeu o próximo escolhido na lista de melhores filmes de romance. “O Segredo de Brokeback Mountain” é um longa de drama e romance dirigido por Ang Lee. A história se passa no verão de 1963 e acompanha Jack Twist (interpretado por Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (papel de Heath Ledger), dois vaqueiros contratados para cuidar das ovelhas em Brokeback Mountain.

Durante esse período isolado, eles desenvolvem uma amizade profunda que se transforma em um relacionamento amoroso. O filme explora os desafios e as consequências desse amor secreto ao longo de suas vidas. 

A sexualidade dos personagens principais se tornou objeto de discussão em variados contextos. “Brokeback Mountain” também foi considerado um ponto de virada para o avanço do cinema queer entre o público geral. É reconhecido como um dos melhores filmes dos anos 2000 e também de todos os tempos.

Recebeu 3 Oscars, incluindo melhor diretor. Além de bem recebido pelo público, “O Segredo de Brokeback Mountain” também foi muito bem recebido pela crítica especializada. Baseando-se em 41 críticas de influentes jornais e revistas, o site Metacritic constatou que 87% dessas eram positivas. De acordo com o site Rotten Tomatoes, das 221 críticas registradas, também 87% foram favoráveis.

  • “O Segredo de Brokeback Mountain”
  • Título original: “Brokeback Mountain”
  • Direção: Ang Lee
  • Roteiro: Larry McMurtry, Diana Ossana
  • Elenco: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway
  • Onde assistir: disponível no canal por assinatura Telecine e streaming Prime Video e Netflix

5- “Feitiço da Lua”

Poster de divulgação do filme Feitiço da Lua

Sabemos que nem sempre o amor nos traz histórias felizes e alguns exemplos da nossa lista descrevem bem isso. Sendo assim, é hora de se entregar a outra comédia romântica para se divertir e se envolver na trama bem família de “Feitiço da Lua”.

O filme de 1987 foi dirigido por Norman Jewison e estrelado por Cher e Nicolas Cage. A história gira em torno de Loretta Castorini (interpretada por Cher), uma viúva que concorda em se casar com o insosso Johnny Cammareri (Danny Aiello). No entanto, quando ela conhece o temperamental padeiro Ronny (Nicolas Cage), irmão de Johnny, ela se apaixona.

O filme é uma sofisticada comédia romântica que explora os amores, ciúmes e intrigas vividos por uma família ítalo-americana no Brooklyn. Cher brilha nesse papel, e a trilha sonora também é memorável. 

No Oscar venceu nas categorias de melhor atriz (Cher), melhor atriz coadjuvante (Olympia Dukakis) e melhor roteiro original. Além desses, foi indicado nas categorias de melhor filme, direção e ator coadjuvante (Vincent Gardenia).

No Globo de Ouro venceu nas categorias de melhor atriz- comédia/musical (Cher) e melhor atriz coadjuvante (Olympia Dukakis). Além de ser indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator e melhor roteiro. No Festival de Berlim, o filme recebeu o Urso de Prata e foi indicado ao Urso de Ouro.

  • “Feitiço da Lua”
  • Título original: “Moonstruck”
  • Direção: Norman Jewison
  • Roteiro: John Patrick Shanley
  • Elenco: Cher, Nicolas Cage, Danny Aiello, Olympia Dukakis, Vincent Gardenia
  • Onde assistir: disponível em MGM e Prime Video

6- “Orgulho e Preconceito”

Cena do filme Orgulho e Preconceito

Nada como um amor de literatura retratado na tela de cinema. “Orgulho e Preconceito” é um filme baseado na obra-prima da escritora britânica Jane Austen. 

A trama se passa na Inglaterra do século XVIII e gira em torno das cinco irmãs Bennet: Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty. Elas foram criadas por uma mãe que deseja encontrar maridos para garantir o futuro das filhas. 

No entanto, Elizabeth, a protagonista, anseia por uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao casamento. Quando o solteiro rico Sr. Bingley se muda para uma mansão vizinha, as irmãs ficam agitadas. Jane parece conquistar o coração de Bingley, enquanto Elizabeth conhece o bonito e esnobe Sr. Darcy. 

Os encontros entre Elizabeth e Darcy são frequentes, apesar das discussões constantes entre eles. O filme é uma bela história de amor, equívocos e superação de preconceitos. Keira Knightley interpreta Elizabeth Bennet, e Matthew Macfadyen é o Sr. Darcy.

O filme foi a segunda versão cinematográfica fiel do livro depois da adaptação em preto e branco de 1940, com Green Garson e Laurence Olivier. Recebeu indicações para o Oscar nas categorias de melhor atriz, melhor trilha sonora, melhor direção de arte e melhor figurino. No Globo de Ouro, recebeu indicações nas categorias de melhor filme e melhor atriz comédia/musica.

  • “Orgulho e Preconceito”
  • Título original: “Pride and Prejudice”
  • Direção: Joe Wright
  • Roteiro: Emma Thompson
  • Elenco: Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike
  • Onde assistir: disponível no canal por assinatura Telecine e streaming Prime Video, Netflix

7- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Cena de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, um dos melhores filmes de romance

De uma história de época para uma de linguagem moderna, que explora drama, comédia, romance e ficção científica. “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” é um filme de 2004 dirigido por Michel Gondry. A história gira em torno de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), um casal que, após um doloroso término, decide apagar suas memórias um do outro. 

Eles se reencontram e se apaixonam novamente, sem saber de seu passado compartilhado. O filme explora a ideia de memórias desvanecendo e a luta para mantê-las. É uma mistura de gêneros cinematográficos que percorrem o relacionamento do casal, com roteiro criativo e atuações marcantes.

Vencedor do Oscar de melhor roteiro original, recebeu outras indicações nas categorias de melhor atriz (Kate Winslet), melhor filme e melhor montagem. Foi bem recebido pela crítica, no Rotten Tomatoes, por exemplo, o filme tem uma classificação de 93% com base em 241 críticas, com uma classificação média de 8,47/10. 

  • “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”
  • Título original: “Eternal Sunshine of the Spotless Mind”
  • Direção: Michel Gondry
  • Roteiro Charlie Kaufman, Michel Gondry
  • Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst
  • Onde assistir: disponível no canal por assinatura Telecine e streaming Prime Video

8- La La Land – Cantando Estações

Cena do filme La La Land - Cantando Estações

Música e amor andam de mãos dadas, então nada como um musical na lista de melhores filmes de romance. “La La Land – Cantando Estações” é um filme de comédia musical e romance dirigido por Damien Chazelle. 

A história gira em torno de Mia (interpretada por Emma Stone), uma aspirante a atriz, e Sebastian (interpretado por Ryan Gosling), um talentoso músico de jazz. Eles se encontram em Los Angeles, uma cidade conhecida por destruir esperanças e quebrar corações. 

O filme retrata seus sonhos, paixões e os desafios que enfrentam enquanto buscam sucesso em suas carreiras. A trilha sonora é cativante e o filme recebeu várias indicações e críticas positivas. “La La Land” recebeu elogios ao roteiro e à direção de Chazelle, às performances de Stone e Gosling, à trilha sonora de Hurwitz e aos números musicais. No Rotten Tomatoes, o filme recebeu 93% de aprovação baseado em 323 análises.

“La La Land” coleciona vários prêmios e indicações, entre eles, recebeu quatorze indicações ao Oscar em 13 categorias, igualando o número de “Titanic” e “A Malvada”. Ganhou nas categorias de melhor diretor, melhor atriz (Emma Stone), melhor trilha sonora, melhor canção original, melhor direção de arte e melhor fotografia.

Além disso, concorreu nas categorias melhor filme, melhor ator (Ryan Gosling), melhor roteiro original, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor edição e teve ainda outra indicação a melhor canção original.

  • “La La Land – Cantando Estações”
  • Título original: “La La Land”
  • Direção: Damien Chazelle
  • Roteiro: Damien Chazelle
  • Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend
  • Onde assistir: Canal por assinatura Telecine e streaming Prime Video e Star+

9- Antes do Amanhecer

Cena do filme Antes do Amanhecer

Se no relacionamento um é pouco, dois é bom e três talvez seja demais, no cinema pode ser diferente e uma trilogia pode ser bom demais. É o que acontece com outro filme queridinho dos românticos.

“Antes do Amanhecer” é um filme de 1995 dirigido por Richard Linklater. A história gira em torno de Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa. 

Eles se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Jesse convence Celine a desembarcar em Viena, e gradualmente eles se envolvem em uma paixão crescente.

No entanto, existe uma verdade inevitável: no dia seguinte, ela irá para Paris e ele voltará aos Estados Unidos. Resta aos dois apaixonados aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta. Deixe sua imaginação voar nesse encontro, é a dica que podemos dar.

Não há como negar que o filme é uma obra sensível e filosófica, explorando temas como amor, culturas diferentes e existencialismo. E se você ainda não conhece esse ou os demais filmes, a trilogia é composta também por “Antes do Pôr-do-sol” (Before Sunset, 2004) e “Antes da Meia-noite” (Before Midnight, 2013), todos dirigidos por Richard Linklater. 

“Antes do Amanhecer” foi sucesso de público e crítica, arrecadando US$ 22 milhões, contra um custo de US$ 2,5 milhões. O diretor Richard Linklater venceu o Urso de Prata, no Festival de Berlim e ainda recebeu a indicação ao Urso de Ouro na categoria melhor filme. Foi indicado no MTV Movie Awards de 1995, na categoria de melhor beijo, entre os personagens Céline e Jesse.

Segundo o Rotten Tomatoes, o filme alcançou um raro índice de aprovação de 100% entre os críticos, baseado em 48 resenhas, com uma nota média de 8,3 (de 10). 

  • “Antes do Amanhecer”
  • Título original: “Before Sunrise”
  • Direção: Richard Linklater
  • Roteiro: Richard Linklater
  • Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Hanno Pöschl
  • Onde assistir: disponível no Max e Prime Video

10- “Ela”

Cena do filme "Ela".

O Olhar Digital não poderia deixar de fora da lista um romance virtual. “Ela” é um filme fascinante dirigido por Spike Jonze. Lançado em 2013, se passa em um futuro próximo e acompanha Theodore Twombly (papel de Joaquin Phoenix), um escritor solitário que se apaixona por uma voz virtual chamada Samantha. A surpreendente relação amorosa entre Theodore e o sistema operacional Samantha é o cerne da história. 

O filme explora a fragilidade das relações no século XXI, especialmente quando mediadas pela tecnologia. A voz de Samantha é dublada por Scarlett Johansson, e a narrativa é uma alegoria delicada e incômoda sobre o amor nos tempos da virtualidade. O filme transcende a ideia inicial e se torna um dos mais belos romances construídos pelo cinema no nosso século.

Mais um título que recebeu aclamação da crítica. O filme foi muito elogiado por sua direção, roteiro, design de produção, trilha, e as performances de Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson. Particularmente o roteiro de Jonze foi destaque e o diretor ganhou muitos prêmios de Melhor Roteiro no ano de 2013. No Rotten Tomatoes, 94% dos críticos deram ao filme uma revisão positiva baseado em 182 comentários.

“Ela” venceu o Oscar na categoria de melhor roteiro original e foi indicado ainda nas categorias de melhor filme, melhor trilha sonora, melhor canção original e melhor direção de arte.

  • “Ela”
  • Título original: “Her”
  • Direção: Spike Jonze
  • Roteiro Spike Jonze
  • Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams
  • Onde assistir: Prime Video