Fim do freelance? Entenda como ChatGPT está mudando essa modalidade

Plataforma especializada registrou queda nas ofertas de vagas para duas áreas depois da chegada do chatbot da OpenAI
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 13/06/2024 06h10
Ilustração de robô humanoide com inteligência artificial digitando em computador desktop num escritório
Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ChatGPT já vem impactando o mercado de trabalho e uma das consequências não é exatamente boa para os profissionais freelancers.

Um estudo mostrou que, desde a chegada do chatbot de inteligência artificial (IA), em novembro de 2022, a demanda em algumas áreas comuns do mercado freelance vem caindo em razão da automatização. Redação e geração de imagens são algumas das mais afetadas.

Leia mais:

Estudo tem má notícia para setor freelance

As informações são do artigo “Who is AI Replacing? The Impact of Generative AI on Online Freelancing Platforms” (“Quem a IA está substituindo? O impacto da IA generativa nas plataformas online de freelance”, em tradução livre), colaboração entre três pesquisadores da Harvard Business School (EUA), Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (Alemanha) e Imperial College Business School (Inglaterra).

O estudo analisou a oferta de trabalho freelance (trabalho autônomo) em plataforma exclusiva para essa modalidade, que não teve seu nome divulgado, entre julho de 2021 e julho de 2023. O ChatGPT veio no meio do caminho, em novembro de 2022.

Nesse período, foram 1,2 milhão de ofertas de vagas identificadas, espalhadas em 61 países. Ainda, o estudo dividiu as ofertas em três categorias:

  • Vagas que exigem trabalho manual intenso, em que o trabalhador humano ainda é essencial (como o preenchimento de planilhas);
  • Vagas de trabalho propensos à automatização, como programação e escrita;
  • Vagas de trabalho de geração de imagens, como design gráfico e modelagem 3D.

tradução automática IA
Inteligência artificial já está mudando mercados de trabalho (Imagem: witsarut sakorn/Shutterstock)

ChatGPT ameaça alguns postos de trabalho

  • As últimas duas categorias são as duas mais afetadas pela presença da IA, com a chegada do ChatGPT;
  • O segundo campo, dos trabalhos propensos à automatização, teve queda de 21% na demanda em comparação com os trabalhos “manuais” depois da chegada do chatbot;
  • Nessa área, a redação foi a mais afetada. Logo depois, veio o desenvolvimento de apps, softwares e sites;
  • Já a criação de imagens também passou por declínio, mas menor: 17%.

Pelo menos no mercado freelance, IA já está competindo por trabalhos com humanos (Imagem: gerada por inteligência artificial DALL-E/Nayra Teles/Olhar Digital)

Impacto do ChatGPT nos trabalhos freelance a longo prazo é desconhecido

Os dados são referentes aos três últimos anos e mostram que a IA, com as ferramentas de geração de texto e imagens por meio do GPT (modelo de linguagem que abastece o ChatGPT), já estão diminuindo a oferta de vagas e aumentando a concorrência no mercado freelance.

No entanto, o recorte é de pequeno período e indica tendências a curto prazo. Os impactos a longo prazo ainda são desconhecidos.

O artigo sugere que a IA também deve afetar a tomada de decisões nas empresas nos próximos anos, quando gestores terão que decidir quais tarefas serão automatizadas e quais ficarão sob responsabilidade de humanos.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.