E a grana? Apple e OpenAI ainda não estão se pagando

A Apple acredita que a exposição que está dando ao ChatGPT é um pagamento suficiente, e busca acordos de divisão de receitas
Leandro Costa Criscuolo14/06/2024 00h05
apple openAI
Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A parceria entre Apple e OpenAI, anunciada nesta semana na WWDC 24, promete dar o holofote para o ChatGPT dentro dos dispositivos da empresa. No entanto, até o momento, nenhuma das empresas está pagando à outra para que isso aconteça, segundo informações da Bloomberg.

Leia mais:

A reportagem diz que a Apple acredita que a exposição que a OpenAI receberá por estar em centenas de milhões de dispositivos Apple é “de valor igual ou maior que os pagamentos monetários”.

Também é informado pela Bloomberg que a OpenAI não é a única empresa de IA com quem a Apple quer se vincular. Existem negociações com a Anthropic e o Google para oferecer seus respectivos chatbots como uma opção alternativa, com um acordo para o Gemini do Google previsto para entrar em vigor ainda este ano.

A Apple já usa o modelo GPT-4o da OpenAI para potencializar várias tarefas de IA no iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, mas quer ir além, oferecendo aos usuários uma gama de serviços de IA de terceiros.

ChatGPT
ChatGPT vai passar a operar em dispositivos da Apple (Imagem: photosince / Shutterstock.com)

Apple tem plano para lucrar com o ChatGPT

  • A Bloomberg reporta que a Apple planeja ganhar dinheiro com essas parcerias por meio de acordos de divisão de receitas.
  • Isso envolve receber uma parte de qualquer provedor de IA que monetize resultados em seus chatbots, como o plano de assinatura de US$ 20 por mês do ChatGPT Plus.
  • A Apple espera que chatbots e LLMs comecem a afastar as pessoas do uso de mecanismos de busca tradicionais.

O problema de mecanismos de busca tradicionais perdendo força é que existe acordo lucrativo com o Google, que paga bilhões de dólares à Apple para ser o mecanismo de busca padrão do iPhone, e a divisão de receitas com a OpenAI teria de compensar um eventual déficit.

openai apple
Parceria entre OpenAI e Apple ainda está nos seus dias iniciais – Imagem: Ascannio/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ícone tagsTags: