Se você tem uma empresa aberta, saiba que, ao vincular o CNPJ dela à conta Gov.br, é possível importar e gerenciar colaboradores. Além disso, dá para desativar o negócio assim que quiser. Para te ajudar, o Olhar Digital trouxe informações importantes e também um passo a passo muito simples mostrando como fazer a vinculação.

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Critérios para poder vincular o CNPJ à conta Gov.br

Para vincular o CNPJ à conta Gov.br, é necessário ter um e-CNPJ registrado no mesmo CPF da conta. Além disso, ele precisa estar corretamente instalado e dentro da validade. São aceitos apenas certificados digitais A1 ou A3. Aqueles que foram certificados em nuvem não valem.

Outro ponto importante é que não há como vincular a empresa desejada utilizando um certificado digital de pessoa física. E, se a companhia tiver filiais, cada uma delas será tratada individualmente. Sendo assim, você vai precisar de um certificado e-CNPJ para cada filial individual. 

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O que é o certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que funciona como uma identidade eletrônica, pois tem os dados da pessoa, seja ela física ou jurídica. Quem faz a emissão é o Serpro, a Autoridade Certificadora. A certificação proporciona validade e segurança para transações digitais.

São três tipos de certificados:

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O A1, que é válido por 1 ano e pode ser instalado em diversos computadores por meio de cópia de segurança, ou seja, um backup do arquivo.

O A3, cuja validade é de 5 anos, é utilizado por meio de mídia criptográfica (token ou cartão USB), com a necessidade de ser conectado em um computador. Além disso, só pode ser baixado uma vez no token. Nesse caso, se você perder a mídia, perde também o certificado digital.

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Por último, há o certificado em Nuvem – SerproID (S2). Ele tem menos risco de ser perdido, já que está armazenado na nuvem do Serpro e pode ser usado por meio do smartphone. Vale ressaltar que apenas os dois primeiros tipos servem para vincular o CNPJ à conta Gov.br.

Passo a passo para obter o certificado digital

Primeiramente, saiba que na loja da Serpro você consegue verificar o certificado digital conforme o seu perfil e modelo de interesse. A seguir, confira o passo a passo para você fazer a compra por meio de videoconferência. 

  1. Crie ou acesse sua conta na Área do Cliente Serpro
  2. Após acessar, siga o fluxo de contratação e acesse a sala indicada pelo Serpro no dia a horário selecionado para a validação documental e emissão do certificado digital

Obs: o valor da compra vai depender do perfil e modelo de certificado escolhido. Também vale ressaltar que para ser atendido por videoconferência, o usuário precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, conforme Resolução nº 90 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil.

O que fazer se não tiver a CNH?

Caso o usuário não tenha CNH, ao clicar no botão comprar, em cima do certificado escolhido, ele deve selecionar a modalidade presencial de emissão do certificado digital.

Passo a passo para obter o certificado digital

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Acesse o site do Gov.br e clique na opção “Seu certificado digital”

  2. Selecione o certificado e digite a senha 

    Após isso, você deve clicar em “Vincular Empresas via e-CNPJ”
    Vincular cnpj ao gov.br

  3.  Verifique os dados e clique em “Vincular”

     Verifique os dados e clique em “Vincular”

  4. A empresa vai aparecer no módulo de empresas

    Pronto, a vinculação foi feita. Agora, você pode gerenciar e importar colaboradores. Além disso, consegue desativar a empresa.Verifique os dados e clique em “Vincular”