Monumento circular misterioso é encontrado na Grécia e surpreende arqueólogos

A estrutura da Idade do Bronze tem aproximadamente 1.800 metros quadrados e foi encontrada após escavação para construção de um aeroporto
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 17/06/2024 11h46
estrutura-grecia-1-1920x892
Imagem: divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um monumento erguido em pedra e com formato circular foi localizado na ilha de Creta, na atual Grécia. A estrutura, que data da Idade do Bronze (entre 3300 a.C. e 1200 a.C.) e tem aproximadamente 1.800 metros quadrados, foi encontrada durante trabalhos de escavação para a construção de um aeroporto na região.

Leia mais

Construção foi encontrada no topo de uma colina (Imagem: divulgação/Ministério da Cultura da Grécia)

Possível ligação com a Civilização Minoica

  • Segundo os pesquisadores, a estrutura tem cerca de quatro mil anos.
  • No entanto, o propósito da construção ainda é um mistério.
  • Ela conta com oito anéis concêntricos de pedra, com 1,4 metros de espessura em média.
  • Uma das possibilidades é que o monumento tenha sido erguido para um ritual antigo, podendo fazer parte da Civilização Minoica, que dominou a maior ilha do mar Egeu aproximadamente entre o século XXX e XV a.C.
  • No entanto, a localização no topo de uma colina é incomum.
Estrutura da Idade do Bronze tem aproximadamente 1.800 metros quadrados (Imagem: divulgação/Ministério da Cultura da Grécia)

Estrutura misteriosa será preservada

O Ministério da Cultura da Grécia sugere que a estrutura “pode ter sido usado periodicamente para cerimônias possivelmente rituais envolvendo consumo de comida, vinho e talvez oferendas”, devido à grande quantidade de ossos de animais encontrados em seu interior.

Durante a época da construção, as populações da região aumentaram consideravelmente. Por isso, diversas estruturas, como os palácios minoicos de Creta, foram erguidas para atender às crescentes necessidades da sociedade.

No entanto, por volta de 1750-1700 a.C., muitas destas obras foram destruídas. A principal teoria para isso são os terremotos constantes na área.

Resquícios de cerâmica do período Neopalaciano (por volta de 1750-1470 a.C.) levam os arqueólogos a pensar que o local pode ter continuado a ser usado até o Minoano Médio.

As obras do aeroporto foram interrompidas após a descoberta. As autoridades gregas garantiram que o monumento será preservado devido à importância e o valor dele como patrimônio cultural.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.