Uma função já popular no X deve chegar ao YouTube em breve

O recurso em que usuários adicionam contexto a um conteúdo já é bastante usado no X
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Ana Luiza Figueiredo 17/06/2024 22h06, atualizada em 02/07/2024 12h30
YouTube
Imagem: Amanda Alamsyah/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube vem testando uma função que permite aos espectadores dos vídeos adicionarem contexto ao conteúdo que está sendo reproduzido. O recurso, chamado de notas, permitirá que as pessoas adicionem informações para esclarecer coisas — por exemplo, se um vídeo é uma paródia ou contém imagens antigas apresentadas como um evento atual.

Leia mais:

A ferramenta é algo já visto no mundo das redes sociais e plataformas online. O X (antigo Twitter) lançou em 2021 o mesmo recurso, chamado Notas da Comunidade, visando combater a desinformação. Nele, usuários adicionam explicações a posts que podem confundir ou enganar outros usuários.

Se uma nota for considerada útil, você poderá vê-la aparecer em uma pequena caixa abaixo de um vídeo. O YouTube diz que apenas um “número limitado” de colaboradores qualificados pode escrever notas por enquanto, enquanto avaliadores terceirizados determinarão a utilidade das notas.

youtube
Recurso vem sendo liberado nos EUA em dispositivos móveis. (Imagem: 19 STUDIO / Shutterstock.com)

O YouTube usará esse feedback para treinar seu sistema de avaliação de notas nas próximas semanas e meses.

Notas do YouTube serão avaliadas antes de aparecer em vídeos

  • O YouTube começará eventualmente a perguntar aos espectadores se eles consideram uma nota “útil”, “um pouco útil” ou “inútil” e a explicar o porquê.
  • Em seguida, ele alimentará essas respostas em seu algoritmo, que determinará se uma nota é “amplamente útil”, o que pode fazer ela ser exibida dando contexto extra a um vídeo.
  • Por enquanto, as notas estão disponíveis apenas em inglês para usuários de dispositivos móveis nos EUA.

Para conter notas que possam aparecer com mais desinformação, o YouTube está limitando os testes a um número limitado de usuários e avaliadores para começar, e diz que qualquer informação errada “faz parte de como aprenderemos com o experimento”.

YouTube
Função está em fase de testes apenas para alguns usuários. (Imagem: PixieMe / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: