O inverno está chegando. A estação começa nesta quinta-feira (20), especificamente às 17h51, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E, nesta estação do ano, os dias ficam mais curtos. Eles ainda durarão 24 horas, claro. Mas vai anoitecer mais cedo.

Solstício de inverno marca começo da estação nesta quinta-feira (20)

  • O inverno começa nesta quinta-feira (20) às 17h51, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante essa estação, os dias ficam mais curtos (ainda duram 24 horas, mas anoitece mais cedo);
  • Solstício e equinócio são os fenômenos que determinam o início das estações e influenciam a duração dos dias. O solstício marca o início do inverno e do verão, enquanto o equinócio marca o começo do outono e da primavera;
  • No solstício de inverno, o Hemisfério Norte recebe mais luz solar que o Hemisfério Sul. Isso resulta no dia mais curto e na noite mais longa do ano no Hemisfério Sul.
  • O Brasil possui quatro fusos horários. O, digamos, “início oficial” do inverno considera o horário de Brasília, mas a estação pode começar em dias diferentes dependendo da localização no país;
Paisagem em dia frio em Urupema, no estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil
Inverno encurta os dias e alonga as noites (Imagem: Prefeitura de Urupema)

Dois fenômenos astronômicos determinam o começo das estações: solstício e equinócio. Esses fenômenos também influenciam a duração dos dias, seja para mais, para menos ou para o meio.

publicidade

Leia mais:

Uma particularidade do Brasil é que o país tem quatro fusos horários. O, digamos, “começo oficial” do inverno leva em conta o horário de Brasília. Mas a estação pode começar em dias diferentes, dependendo do local do país.

publicidade

Começo do inverno (e como estações do ano funcionam)

Grupo de amigos andando em calçada larga durante dia frio no Rio de Janeiro
Solstício de inverno marca o começo da estação (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O solstício determina quando inverno e verão começam. Este fenômeno é composto pelos momentos nos quais a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios da Terra. Assim, os dias encurtam no inverno e alongam no verão.

No começo do inverno, acontece o solstício de inverno – quando o Hemisfério Norte tem incidência de luz solar maior que o Hemisfério Sul. Resultado: o Hemisfério Sul registra o dia mais curto (e, consequentemente, a noite mais longa) do ano.

publicidade

Já o equinócio determina quando outono e primavera começam. Nele, a luz do Sol incide da mesma forma sobre os dois hemisférios do planeta. Por isso, dias e noites têm a mesma duração nessas estações.