A Apple anunciou na segunda-feira (17) que descontinuará seu serviço “compre agora, pague depois” (Apple Pay Later) nos Estados Unidos, conforme relatou a Reuters. Decisão chega um ano após o amplo lançamento do serviço, que será encerrado para dar espaço a um novo programa de empréstimos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Usuários com empréstimos em aberto no Apple Pay Later ainda poderão gerenciá-los e pagá-los por meio do aplicativo Wallet, explicou a empresa; 
  • Contudo, a partir do final deste ano os empréstimos parcelados serão oferecidos por meio de cartões de crédito, débito e credores ao finalizar a compra com o Apple Pay; 
  • O Apple Pay Later foi lançado para usuários selecionados em março do ano passado, permitindo que os usuários dividissem as compras sem juros ou taxas; 
  • A promessa era que o serviço derrubaria outros players. A Apple não deu detalhes sobre o motivo para o encerramento do Apple Pay Later. 

Leia mais! 

Esta solução nos permitirá levar pagamentos flexíveis a mais usuários, em mais lugares ao redor do mundo, em colaboração com bancos e credores habilitados para Apple Pay.

Apple em comunicado.

Embora não tenha deixado claro o motivo para as mudanças, vale lembrar que a Apple está na mira na União Europeia há algum tempo, incluindo seu serviço de pagamento. 

publicidade

Em 2022, a Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, constatou que, como o Apple Pay é a única opção disponível para usuários de iPhone, “tal conduta excludente pode restringir a concorrência no mercado de carteiras móveis em dispositivos iOS”. 

Para contornar as preocupações, a big tech propôs no início deste ano permitir que concorrentes acessem sua tecnologia de pagamento móvel na UE. 

publicidade

Não apenas na Europa, a Austrália também incluiu recentemente o Apple Pay, Google Pay e outros serviços de pagamento digital sob o mesmo guarda-chuva regulatório dos cartões de crédito. Isso significa que os serviços digitais responderão às autoridades ao mesmo nível de outros sistemas de pagamentos. Veja detalhes aqui