A memória RAM é uma peça do sistema de hardware que possui grande importância para ajudar a máquina a rodar programas. Dentre as características ligadas ao seu tipo de funcionamento, estão a quantidade de GB disponíveis e a versão do chip, aspectos importantes para verificar quais tarefas são mais ou menos adequadas para executar na máquina. A seguir, confira três dicas para ajudá-lo a identificar o modelo da memória RAM do seu PC.

Leia mais:

publicidade

Acesse o Prompt de Comando

Mesmo pessoas iniciantes na computação podem fazer consultas interessantes sobre o sistema de sua máquina utilizando o Prompt de Comando. Para utilizá-lo a fim de verificar a memória RAM, clique na barra de busca do Windows e pesquise por “Prompt de Comando”.

Assim que o software aparecer, selecione-o para abri-lo. Em seguida, na área de texto, você deve digitar o seguinte comando: “wmic memorychip get devicelocator, memorytype” (sem as aspas) e pressionar “Enter” no teclado. O sistema processará o seu comando e dará a resposta em seguida, que será baseada em um número. Por exemplo, pode ser que o resultado da busca seja 24.

publicidade

Quando o resultado sair, anote-o e o compare-o aos números da tabela abaixo. No nosso caso, o número 24 indica uma memória RAM de versão DDR3.

memória ram versões
Reprodução: Make Use Of

Há outro código, também utilizável no Prompt de Comando, que pode ajudá-lo com isso. Para isso, abra o software e digite “Get-CimInstance -ClassName Win32_PhysicalMemory | Format-Table SMBIOSMemoryType” (sem as aspas) e clique em “Enter” no teclado. Novamente, o sistema vai fornecer um número e basta compará-lo com o da tabela acima para verificar o tipo de memória RAM instalada no seu PC.

publicidade

Utilize o Gerenciador de Tarefas

Esse software demonstra muitas informações sobre o seu PC e detalhes sobre a memória RAM é um deles. Contudo, é importante destacar que o aplicativo só reconhece as versões até a DDR3, então, qualquer memória RAM acima dessa versão não será especificada no Gerenciador de Tarefas.

Para começar, dê a função CTRL+SHIFT+ESC, clique na guia intitulada de “Desempenho”, e acesse a seção “Memória”. A informação sobre a RAM estará na região superior direita da tela.

publicidade

Utilize aplicativos específicos

CPU-Z e memória ram
Reprodução: Make Use Of

Aplicativos como o “CPU-Z” são úteis para verificar diferentes informações detalhadas sobre a sua máquina, sendo o tipo de memória RAM uma delas. Para utilizá-lo, basta acessar a internet e baixar o programa no site oficial. Lembre-se de deixar o antivírus ligado e escaneie o programa antes de instalá-lo.

Uma vez que estiver instalado, abra o aplicativo, clique na opção “Memory” e procure pela seção “General”. Então, procure pelo nome “Type” e verifique a sua versão da memória RAM.