Carros elétricos desvalorizam mais rápido?

Assim como os veículos tradicionais, movidos a combustível, carros elétricos desvalorizam com o passar do tempo - mas não no mesmo ritmo
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 19/06/2024 08h20, atualizada em 04/07/2024 15h26
Veículo elétrico via Precious Madubuike/Unsplash
Veículo elétrico via Precious Madubuike/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Assim como os carros tradicionais a gasolina e a diesel, os carros elétricos são um investimento de longo prazo e, como tal, os consumidores definitivamente querem que seu dinheiro valha a pena. Dito isso, é importante ressaltar que os preços de modelos elétricos ainda são mais altos em comparação a carros tradicionais.

E, como sabemos que a maioria dos carros desvalorizam com o tempo de uso, é normal questionar se um veículo elétrico tem um bom valor de revenda, comparável aos tipos de veículos tradicionais.

Leia também:

Carros elétricos desvalorizam mais rápido?

Veículo elétrico via Michael Fousert/Unsplash
Veículo elétrico via Michael Fousert/Unsplash

A desvalorização é o processo de perda de valor ao longo do tempo e, assim como os carros com motor de combustão, os carros elétricos se desvalorizam. Assim, a desvalorização de carros elétricos é a diferença entre o valor que você pagou pelo veículo e o valor que está sendo oferecido pelo seu carro elétrico usado.

Como mencionado, todos os veículos perdem valor com o tempo. Dirigi-los desgasta várias peças, que eventualmente falharão e precisarão de reparos ou substituições. E, mesmo com a instalação de peças novas, não é possível comparar um carro usado a um direto da fábrica. Consequentemente, essa perda de valor piora à medida que o veículo envelhece.

Deste modo, alguns estudos sugerem que os carros elétricos desvalorizam mais rapidamente do que os carros movidos a gasolina. Além disso, os veículos elétricos geralmente sofrem depreciação desde o momento da compra, com o impacto mais significativo ocorrendo nos primeiros três anos de uso.

Por que carros elétricos desvalorizam mais rápido?

Veículo elétrico via myenergi/Unsplash
Veículo elétrico via myenergi/Unsplash

São vários os motivos que determinam essa maior queda no valor. Por exemplo, quanto mais quilômetros o carro tiver percorrido, menor será seu valor. Além disso, à medida que os carros envelhecem, eles tendem a perder valor porque carros mais novos e mais potentes são lançados todos os anos.

Outros fatores incluem a marca e a demanda. Os carros de fabricantes de boa reputação podem manter seu valor mais do que os carros de fabricantes novos ou não confiáveis. E como essa tecnologia é relativamente nova, não há uma grande demanda por carros elétricos usados em comparação com carros movidos a gasolina.

Quanto aos carros híbridos, algo similar ocorre sobre a desvalorização. A perda de valor para veículos híbridos depende muito do modelo mas, de modo geral, são tão sensíveis à depreciação quanto os veículos elétricos.

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.