Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI e ex-cientista-chefe da empresa, está prestes a lançar a Safe Superintelligence Inc. (SSI), startup de inteligência artificial (IA) focada em segurança.

A ideia da SSI é criar sistema de IA seguro e poderoso. O anúncio da empresa foi realizado por Sutskever no X. Na empreitada, ele terá, ao seu lado, Daniel Gross, ex-líder de IA da Apple, e Daniel Levy, que já foi membro da equipe técnica da OpenAI.

publicidade

Leia mais:

publicidade

Nova empresa de IA de cofundador da OpenAI

  • O anúncio no site da empresa a descreve como uma empresa que “aborda a segurança e as capacidades em conjunto”;
  • Isso permite que ela avance, com rapidez, em seu sistema de IA, ao passo em que dá prioridade a segurança;
  • A empresa também ressalta a pressão externa que equipes de IA de outras empresas, tais como OpenAI, Google e Microsoft, costumam sofrer, afirmando que o “foco singular” da SSI evita “distração por sobrecarga de gerenciamento ou ciclos de produto”.

Logo da SSI (Imagem: Reprodução/X/SSI Inc.)

Nosso modelo de negócios significa que a segurança, a proteção e o progresso estão todos isolados das pressões comerciais de curto prazo. Dessa forma, podemos escalar em paz.

SSI, em anúncio

Sutskever já esteve nos holofotes no ano passado, quando liderou a tentativa de destituir Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI, algo que deu certo por um tempo, até que a empresa o recontratou. O cofundador da SSI deixou a OpenAI em maio, indicando um possível novo projeto.

publicidade

Quem também deixou a dona do ChatGPT pouco após Sutskever foi o pesquisador de IA Jan Leika, que citou falhas nos processos de segurança, que “ficaram em segundo plano em relação aos produtos brilhantes”. Quem também mencionou problemas com segurança ao deixar a companhia foi Gretchen Krueger, ex-pesquisadora de políticas da OpenAI.

A SSI parece que não tem intenções de fazer parcerias com outras empresas, a exemplo da OpenAI, que tem acordos com Microsoft e Apple. Em entrevista à Bloomberg, Sutskever informou que o primeiro produto de sua nova startup será uma superinteligência segura, além de que a SSI “não fará mais nada” até então.

publicidade

Daniel Gross, ex-Apple (Imagem: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0)