Os veículos elétricos prometem ser o futuro dos transportes, mas carros, motos e bicicletas não são os únicos: os barcos elétricos também já são realidade ao redor do mundo.

Uma modalidade específica está lentamente fazendo sucesso e promete gastar menos energia em passeios silenciosos e rápidos: os hidrofólios, tipo de barco elétrico que tem design diferente como segredo.

publicidade

Leia mais:

Barco elétrico diferente está ganhando espaço no mercado

  • Os hidrofólios são embarcações com design diferente: a estrutura inferior é semelhante à sola de patins ou um planador e permite reduzir o atrito com a água;
  • O resultado são passeios suaves e silenciosos, que gastam menos energia do que lanchas e catamarãs elétricos. Segundo o Electrek, eles usam apenas 20% da mesma energia que um barco elétrico “comum” precisa;
  • Esses modelos já existem há décadas, mas com motores de combustão interna. Agora, eles também entraram na tendência da eletrificação.

publicidade
VS-9 da Vessev (Imagem: Divulgação/Vessev)

Alguns modelos já saíram do papel

Um dos hidrofólios elétricos que já saiu do papel é o Candela P-12. A responsável, a empresa Candela, de Estocolmo (Suécia), começou com lanchas elétricas e colocou o primeiro protótipo de hidrofólio para navegar em 2016.

O P-12 é o lançamento mais recente e deve servir para uso comercial como balsa em rios, lagos e arquipélagos na cidade sueca. O modelo está passando por testes na água desde o ano passado e já tem serviço planejado: será usado no Lago Manapōuri, na Nova Zelândia, onde deve poupar 240 toneladas de emissões anuais em substituição a barcos de combustão.

publicidade

Candela P-12 (Imagem: Divulgação/Candela)

Outro barco elétrico hidrofólio despontando é o VS-9 da Vessev, startup da Nova Zelândia. A companhia revelou que a balsa elétrica com capacidade para nove pessoas concluiu os testes intensivos na água com sucesso. O Olhar Digital já publicou sobre esse barco aqui.

publicidade

Veja como foi:

Outro nome importante da indústria é a Navier (imagem de capa), startup da Califórnia (EUA) que também quer alavancar seu negócio de hidrofólios elétricos. O modelo foi lançado em 2023 e teve seu programa piloto de serviço comercial anunciado este ano.

A intenção é usá-lo para transportar passageiros da Stripe, companhia de pagamentos, nos arredores de São Francisco (EUA). A viagem, que normalmente levaria uma hora de balsa, vai levar metade do tempo com o barco elétrico.