Cobertura de avião de acrobacia se abre em pleno voo; veja

Apesar do vento e dos problemas para enxergar, a piloto do avião de acrobacias conseguiu realizar um pouso de emergência
Alessandro Di Lorenzo24/06/2024 14h49
aviaoo-1-1920x1080.png
Imagem: reprodução/redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A piloto de acrobacias Narine Melkumjan viveu momentos angustiantes durante um voo. Ela compartilhou nas redes sociais o momento em que a cobertura da cabine se abriu durante uma manobra em que o avião fica de ponta-cabeça.

Leia mais

Cobertura de avião de acrobacia se abriu em pleno voo (Imagem: reprodução/redes sociais)

Pouso de emergência foi necessário

  • De acordo com a postagem de Melkumjan, o caso ocorreu há cerca de dois anos.
  • Ela contou que teve muita dificuldade para enxergar em função do forte vento batendo no rosto.
  • Apesar disso, conseguiu pousar a aeronave em segurança.
  • A piloto estava a bordo do modelo Extra 330LX, um monomotor específico para voos acrobáticos.

Veja abaixo o vídeo publicado por Narine Melkumjan:

Piloto admitiu falhas na checagem dos equipamentos do avião

Na publicação, a piloto afirmou que “foi uma experiência desafiadora” e que poderia ser evitada caso ela tivesse feito uma checagem visual correta antes de decolar. “A trava da cobertura não estava na posição travada, e eu falhei em não notar”, disse Melkumjan.

Além disso, destacou que voar sem a proteção para os olhos dificultou ainda mais a pilotagem em condições tão adversas. Ela ainda relatou que teve que lidar com o barulho e dificuldades para respirar e para enxergar. E que foram 28 horas até que a sua visão voltasse ao normal.

“Apesar de todo o barulho e a dificuldade de ouvir o que o meu instrutor dizia no rádio, uma coisa que eu escutei em alto e bom som foi: ‘apenas siga pilotando'”, contou.

A piloto também observou que lidou com “buffetting”, uma trepidação característica de quando a aeronave perde sustentação. Segundo ela, a parte mais difícil foi manter a potência dos motores durante o voo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.