Moeda de 1.600 anos confirma presença do Império Romano em mais uma região

Localização das moedas confirma que os romanos dominaram a pequena ilha de Alderney, a mais ao norte do território atual da França
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 24/06/2024 11h34
moeda-romana-1-1-1920x1080.png
Imagem: Dig Alderney
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma descoberta confirma que os romanos dominaram a pequena ilha de Alderney, a mais ao norte do território atual da França. Os arqueólogos localizaram moedas e estruturas da era romana na região, incluindo as ruínas de um antigo forte.

Leia mais

Moedas foram cunhadas durante a crise do Império Romano

De acordo com os pesquisadores, uma moeda de prata, conhecida como “antoninianus”, apresenta o busto de Valeriano II. Ele foi coroado imperador pelo seu avô Valeriano, que também comandou o império e nomeou seu filho co-imperador.

O material data de 255 d.C. e valia dois denários, moeda padrão cunhada durante a era romana. Diferentemente da versão original, ela não foi produzida com prata sólida. A equipe responsável pela descoberta explica que isso aconteceu pelo fato de o Império Romano estar enfrentando uma crise de inflação durante aquele período.

No mesmo local foi encontrada um outra moeda, desta vez de bronze. Ela, por sua vez, data entre 364 e 367 d.C. e representava o imperador romano Valente, morto por invasores godos durante a Batalha de Adrianópolis, na atual Turquia.

Moeda foi localizada por arqueólogos (Imagem: Dig Alderney)

Ilha pode ter sido habitada apenas por soldados

  • Os trabalhos de escavação na ilha também revelaram um edifício da era romana de três quartos, um pátio e uma área pavimentada.
  • Perto dali, ainda foi encontrado um antigo forte.
  • Os pesquisadores afirmam que as descobertas confirmam que os romanos habitaram a região.
  • Possivelmente, eles construíram a estrutura para garantir a passagem de navios que vinham do Mediterrâneo e defender este fluxo comercial de possíveis ataques de piratas.
  • Ainda não está claro se a ocupação da ilha foi realizada apenas por soldados.
  • Novos estudos serão realizados para tentar entender o passado do local.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.