Por mais de um século, historiadores suspeitaram que um muro da era romana conhecido como castrum estava escondido sob uma rua de paralelepípedos em Aachen, uma cidade no oeste da Alemanha. Agora, arqueólogos finalmente localizaram a estrutura, criada para impedir invasões bárbaras.

Leia mais

publicidade
Muro foi construído há cerca de 1.700 anos (Imagem: Donata Kyritz)

Muro tem 90 centímetros de largura

Segundo pesquisadores, a fortificação tem 1.700 anos. Eles afirmam que não há dúvidas de que se trata de uma construção romana.

A forma como o muro foi construído não deixou dúvidas de que tinha de ser de origem romana. A argamassa de concreto e a escolha da rocha eram típicas do período romano. Além disso, as dimensões e a forma como a fundação foi construída diferiam da técnica usada na época medieval.

Donata Kyritz, arqueóloga que participou dos trabalhos de escavação

A parede do forte data do século III e o segmento que foi desenterrado se estende por cerca de 7 metros de comprimento e 90 centímetros de largura. A extensão total do muro ainda é desconhecida. As informações são do Live Science.

Desenho representando formato do muro (Imagem: Cidade de Aachen/Andreas Schaub)

Proteção contra tribos germânicas

  • Os arqueólogos acreditam que o muro pode ter sido construído em forma de círculo para proteger a cidade.
  • A estrutura de defesa ainda teria incluído uma série de portões.
  • O objetivo da fortificação não é nenhum mistério.
  • Os romanos queriam evitar possíveis invasões de tribos germânicas, chamadas de bárbaros na época.
  • Os pesquisadores afirmam que não é possível determinar quantos soldados romanos guarneciam o forte, mas não há nenhuma evidência de destruição após a construção da estrutura, sugerindo que ela cumpriu seu objetivo de defender a cidade.
  • Além do muro, foram encontrados fragmentos de cerâmica e ossos de animais no local, bem como rastros do que pode ter sido uma estrada antiga.