Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (26):

Olhar do Amanhã: a ciência tem o ‘segredo’ da felicidade

Tomar um café com os amigos, apreciar o “pôr do sol”, alcançar metas no dia a dia… o segredo para ser feliz pode estar nas pequenas alegrias, segundo a ciência. Por outro lado, a busca constante por uma grande explosão de felicidade pode nos deixar um tanto “pra baixo”. A gente já falou sobre o assunto no Olhar Digital e agora foi a vez de nos aprofundar mais com o doutor Alvaro Machado Dias.

publicidade

Asteroide “assassino de planetas” se aproxima da Terra

Um enorme asteroide “assassino de planetas” fará uma passagem muito próxima da Terra nesta semana, voando com segurança perto do nosso planeta a cerca de 93 mil km/h) Com 2.310 metros, o objeto, tratado pela NASA como “potencialmente perigoso”, é uma das maiores rochas espaciais a cruzar a órbita da Terra em 110 anos.

Viagem ao espaço de balão deve sair do papel ano que vem

Já pensou em viajar para o espaço de balão? Isso, balão mesmo. Desses que sobrevoam Boituva, no interior de São Paulo, ou Torres, no Rio Grande do Sul. Tem ainda os famosos passeios de balão na Capadócia, na Turquia. É claro que o modelo é bem diferente, para suportar voos mais altos. E as pessoas não ficarão em cestos comuns – os engenheiros estão projetando cápsulas de última geração. Mas esse conceito que até ontem existia no papel apenas está prestes a estrear na vida real.

publicidade

Novo robô tem segredo para ajudar pessoas com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais do que “se distrair facilmente” com atividades diárias ou ficar inquieto durante o dia. Trata-se de condição neurológica que afeta o desenvolvimento do cérebro e inclui sintomas, como desatenção, impulsividade, dificuldade de organização e hiperatividade motora e mental. Apesar de não haver cura, há estratégias para minimizar os efeitos do TDAH. Uma delas é o Stu, robô de mesa alimentado com inteligência artificial (IA) que quer ajudar adultos com a condição nas dificuldades diárias.

Rochas da crosta primordial da Terra são descobertas na Austrália

Um estudo publicado na última quinta-feira (20) na revista Nature Communications Earth & Environment revelou que rochas localizadas perto de Collie, ao sul de Perth, na Austrália, têm quase quatro bilhões de anos.  Isso sugere que a área de rochas antigas na Austrália Ocidental é muito maior do que se pensava, estando enterrada profundamente na crosta terrestre.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!