Imagem: Reprodução/Enso
A indagação que aparece no título ganhou alguns fóruns de discussão nos Estados Unidos, nos últimos dias. Não há dúvida de que os carros elétricos reduzem muito a emissão de partículas. Os pneus dos EVs, no entanto, continuam iguais aos dos modelos antigos – e têm um peso considerável na poluição do meio ambiente.
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Pois é, quando o assunto é sustentabilidade nos transportes, pouca gente pensa nos pneus. Eles, no entanto, são vilões nessa história. Um estudo de 2017 publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health estima que os pneus sejam responsáveis por mais de 10% do total de resíduos microplásticos nos oceanos.
Hoje, um pneu é feito de cerca de 19% de borracha natural e 24% de borracha sintética, que é um polímero plástico. O resto é metal e outros compostos.
Nós não conseguimos ver a olho nu, mas sempre que roda, ele deixa para trás micropartículas – e muitas delas vão parar nos oceanos.
A situação pode piorar ainda mais quando a maior parte da frota se tornar elétrica. Isso porque os EVs são mais pesados do que os carros a combustão – e isso significa mais desgaste dos pneus.
Para entrar de cabeça nisso, a Enso sabe que precisa ampliar seus negócios. E o próximo passo da empresa será construir uma fábrica de US$ 500 milhões nos Estados Unidos.
A localização ainda não foi decidida, mas deve ficar entre Colorado, Nevada, Texas ou Geórgia.
A região sudeste dos EUA é o provável destino. A área vem se tornando “especialista” na produção de veículos eléctricos, além de abrigar o chamado “Cinturão de Baterias”.
Vale destacar que a nova fábrica também cuidará da reciclagem. Será verdadeiramente neutra em carbono, ou seja, não dependerá de compensações.
A Enso pretende produzir 5 milhões de pneus na nova planta até 2027. Se der certo, talvez estejamos falando agora de uma marca que pode revolucionar o mercado no futuro.
As informações são do The Verge.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de junho de 2024 15:00