Recentemente, o perfil oficial da NASA no Instagram divulgou uma foto intrigante de algo que, honestamente, se bastante com uma ‘batata espacial’ (e assim foi batizada pelos internautas). O objeto em questão, na verdade, é muito mais impressionante que isso (e também um antigo conhecido dos astrônomos. A curiosa rocha espacial é a lua marciana Phobos (também conhecida como lua condenada) e deve, muito provavelmente, causar o fim de Marte em alguns milhões de anos.

• Uma foto recentemente divulgada pela NASA parece mostrar uma ‘batata espacial’ – na verdade, é Phobos, uma das luas de Marte;
  • Conhecida como lua condenada, Phobos deve, em 50 milhões de anos, colidir contra o planeta vermelho e causar sua destruição;
  • Outra possibilidade apresentada pela agência espacial é que o satélite simplesmente se divida em um anel;
  • Um estudo recente apresentou a hipótese de que Phobos tenha sido um cometa;
  • A lua tem cerca de 22 quilômetros de diâmetro, e seu nome é uma homenagem ao deus grego do medo.
Vida inteligente em Marte (Crédito: Alones/ shutterstock)
Phobos é uma das duas luas de Marte. (Imagem: Alones/Shutterstock)

Phobos está, atualmente, em uma rota de colisão contra o planeta vermelho, aproximando-se cerca de 1,8 metros dele a cada século. Em 50 milhões de anos – quando a agência espacial estima que a colisão deve acontecer – dois possíveis cenários poderão ser vistos: ou a lua vai atingir Marte e, inevitavelmente, destruí-lo, ou, então, dividir-se em um anel.

O que sabemos sobre Phobos até agora

Para capturar a imagem da lua condenada, a NASA usou a câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da Mars Reconnaissance Orbiter, nave que estuda Marte desde 2006, quando alcançou a órbita do planeta.

Em 50 milhões de anos, Phobos deve causar a destruição de Marte. (Imagem: Dotted Yeti/Shutterstock)

Phobos – nome que homenageia o deus grego do medo – tem cerca de 22 quilômetros de diâmetro e é um dos dois satélites naturais de Marte. O segundo é Deimos, com aproximadamente 12 quilômetros de diâmetro.

Por serem tão pequenas, Phobos e Deimos não possuem gravidade forte o suficiente para serem moldadas em formato de esfera, ganhando a aparência de ‘batata espacial’ que podemos ver na imagem divulgada. Acredita-se que as duas luas foram atraídas pelo campo gravitacional de Marte, e um estudo recente até sugeriu que Phobos pode ter sido um cometa.