O parque eólico offshore Vineyard Wind 1, nos Estados Unidos, acaba de se tornar o maior em funcionamento no país.

A empresa de energia sustentável Avangrid, responsável pelo projeto, anunciou que mais cinco turbinas eólicas entraram em operação, somando dez turbinas ativas. O projeto é capaz de abastecer 64 mil residências.

publicidade

Leia mais:

Parque eólico se tornou o maior em operação nos EUA

O parque éolico Vineyard Wind 1 fica na ilha de Martha’s Vineyard, no Estado de Massachusetts (EUA). O projeto começou a ser construído em 2022, com a conclusão da primeira subestação offshore em julho de 2023. Em fevereiro deste ano, cinco turbinas já geravam cerca de 68 MW para a rede.

publicidade

Com dez turbinas em operação, a instalação se torna o maior parque eólico offshore em operação dos EUA e pode entregar mais de 136 MW à rede elétrica do estado por meio de cabos subterrâneos conectados a uma subestação em Cape Cod. Isso é suficiente para abastecer 64 mil residências.

O projeto completo prevê 62 turbinas eólicas de 13 MW e, quando estiver concluído, poderá gerar 806 MW, o suficiente para abastecer 400 mil casas. Com as dez turbinas, o Vineyard Wind 1 supera o South Fork Wind, em Nova York (EUA), capaz de gerar 123 MW.

publicidade

parque eólico
Parque eólico pretende chegar a 62 turbinas (Imagem: fokke baarssen/Shutterstock)

Turbinas tem quase 250 metros de altura

  • As turbinas do Vineyard Wind 1 são GE Haliade-X capazes de gerar 13 MW;
  • Cada uma delas têm rotor de 220 metros, pás de 107 metros e 248 metros de altura. Para se ter uma ideia, isso é quase três vezes mais alto do que a Estátua da Liberdade e mais de seis vezes mais alto do que o Cristo Redentor;
  • Cada turbina gera o suficiente para abastecer seis mil casas;
  • Segundo o Electrek, o parque eólico offshore tem, atualmente, 47 fundações e 21 autogeradores instalados. No total, serão 62 aerogeradores.