A Baidu revelou nesta sexta-feira (28) uma versão atualizada de seu modelo de inteligência artificial (IA), o Ernie 4, lançado em outubro de 2023. O novo modelo, agora chamado de Ernie 4.0 Turbo, será acessível ao público via interfaces de aplicativos móveis e web, conforme comunicado da empresa. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Wang Haifeng, diretor de tecnologia da Baidu, também comemorou no anúncio a marca de 300 milhões de usuários; 
  • A empresa ainda lançou uma atualização em seu ecossistema PaddlePaddle AI, que, segundo ela, agora suporta 14,65 milhões de desenvolvedores e atende 370.000 empresas e instituições; 
  • Lançado em outubro de 2023, o Ernie 4 chegou para rivalizar com o GPT-4, da OpenAI; 
  • A atualização eleva a tecnologia chinesa para alcançar as capacidades do rival americano. 

A marca de 300 milhões de usuários do Ernie Bot, chatbot da Baidu alimentado pelo Ernie 4, chega dois meses após a empresa bater os 200 milhões de usuários. A escalada consolida sua posição como o chatbot de IA mais popular na China.  

Segundo informações da Reuters, o número vem crescendo exponencialmente desde o fim do ano passado, quando a empresa lançou a primeira atualização do Ernie. 

publicidade

Leia mais! 

Vale lembrar que a OpenAI anunciou esta semana planos para bloquear o acesso à sua API da China e de outros países a partir de 9 de julho. A decisão afeta diversas startups chinesas, que usam a tecnologia da OpenAI. 

publicidade

Embora o Ernie Bot não sinta tanto o protagonismo do ChatGPT — ele é proibido no país —, a concorrência local também tem sido um desafio para a Baidu.