O futebol passa por uma transformação tecnológica. Isso fica evidente para quem acompanha a Eurocopa de 2024, na qual avanços em áreas como equipamentos e ciência esportiva têm sido utilizados dentro e fora de campo. A princípio, o objetivo é melhorar o jogo, a experiência dos fãs e o bem-estar dos jogadores.

A Associated Press (AP) listou tecnologias usadas no torneio que podem revolucionar o futebol tanto por dentro (em campo) quanto por fora (nas transmissões).

publicidade

Bola inteligente, VAR com IA, smart rings para jogadores: os avanços tecnológicos na Eurocopa 2024

A lista da AP separou os avanços em categorias – por exemplo: VAR, bola, wearables e tratamento. Cada uma traz um resumo sobre as tecnologias usadas pelas seleções que disputam a Eurocopa atualmente.

Leia mais:

publicidade

Confira abaixo as novas tecnologias usadas em cada categoria, conforme apontado pela agência:

VAR com IA

VAR analisando lance durante jogo de futebol
IA e bola inteligente têm ajudado VAR em análises de lances (Imagem: Mikolaj Barbanell/Shutterstock)

A UEFA tem utilizado tecnologia semi-automatizada para marcar impedimentos, juntamente com inteligência artificial (IA) e a tecnologia de bola conectada da Adidas, para acelerar o processo de revisão e melhorar a precisão do VAR – conhecido popularmente como “árbitro de vídeo”.

publicidade

Dez câmeras são instaladas em cada estádio-sede, que a UEFA afirma rastrearem 29 pontos diferentes do corpo de cada jogador. Combinado com a bola oficial do torneio, que possui sensor para detectar cada toque, e a IA, o processo de tomada de decisão é mais rápido e conclusivo do que antes. Pelo menos, em tese.

Já a tecnologia usada na linha do gol acabou com o debate sobre se a bola cruzou a linha ou não. São sete câmeras em cada gol e um sinal é enviado para o relógio do árbitro, que vibra se a bola tiver cruzado a linha. A UEFA diz que os resultados são enviados em um segundo.

publicidade

Bola inteligente

Bola inteligente da Adidas usada na Eurocopa de 2024 com buraco mostrando até o núcleo
AAdidas Fussballliebe, bola oficial da Eurocopa, tem sido elogiada pelos jogadores (Imagem: Divulgação)

A Adidas Fussballliebe, bola oficial da Eurocopa, é feita de poliéster reciclado e outros materiais (fibras de milho, cana-de-açúcar e celulose).

Além de ajudar nas marcações de impedimento, a bola tem sido apreciada pelos jogadores, que comentaram sobre a velocidade e a distância que ela proporciona.

Isso fica evidente ao observar o número de gols marcados a longa distância durante a fase de grupos. Um deles foi o chute curvo de Arda Guler, a partir do qual a bola percorreu aproximadamente 20 metros, num jogo que terminou com vitória da Turquia sobre a Geórgia por 3 a 1.

Wearables (dispositivos vestíveis)

Técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, usando anel inteligente e segurando bola da Eurocopa 2024
Técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, usa anel inteligente (Imagem: PA)

Jogadores da Inglaterra foram vistos usando smart rings (anéis inteligentes). “A ideia é ajudar a monitorar o sono, o maior fator em termos de recuperação”, disse o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate. “Não importa quais coisas sejam inventadas no mundo, as melhores coisas para ajudar na recuperação são sono e nutrição (…) Isso [smart rings] permite que os jogadores monitorem sua própria recuperação.”

Southgate também tem usado um smartwatch (relógio inteligente) – de US$ 6,5 mil (R$ 36 mil, em conversão direta), diga-se – com suas próprias capacidades de rastreamento. O acessório também fornece alertas de pontuação durante o torneio.

Outro acessório vestível – este inesperado e não-tecnológico – que apareceu na Eurocopa foi a máscara protetora feita sob medida para Kylian Mbappe. O atacante da França precisou usá-la após quebrar o nariz em seu primeiro jogo.

Tratamento

As equipes têm uma série de dispositivos de recuperação para ajudar os jogadores a lidar com o calendário abarrotado do torneio.

O acampamento base da Espanha em Donaueschingen, por exemplo, possui uma câmara hiperbárica de oxigênio, uma câmara criogênica e uma cama de fototerapia para acelerar a recuperação muscular após treinos e jogos.

Na câmara hiperbárica de oxigênio, jogadores podem respirar oxigênio puro. Já o tratamento criogênico envolve o uso de temperaturas frias, enquanto a fototerapia utiliza luz.

“Isto faz maravilhas depois dos jogos intensos que temos aqui na Eurocopa. Qualquer coisa que possa nos dar vantagem, vamos aproveitar,” disse o atacante da Espanha, Nico Williams, no Instagram. Veja abaixo:

Já o capitão da Inglaterra, Harry Kane, tem utilizado botas de compressão de ar, que massageiam as pernas dos jogadores e aumentam a circulação.