‘Carros voadores’ podem revolucionar a mobilidade urbana

Conheça mais características deste tipo de veículo que podem ajudar a mobilidade urbana de maneira impactante
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 02/07/2024 04h09
carro voador
Imagem: IrenaR/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os eVTOLs (Electrical Vertical Takeoff and Landing), aqui conhecidos como carros voadores, representam uma inovação significativa no campo da mobilidade aérea. Projetados para decolar e pousar verticalmente, esses veículos elétricos serão uma alternativa mais acessível e sustentável aos helicópteros tradicionais.

Com capacidade de alcançar até 10 mil pés de altura, os eVTOLs utilizarão tecnologias avançadas de comunicação, como 5G e satélites, para controlar seu geoposicionamento, e ter uma leitura exata do tráfego no espaço aéreo.

Leia mais:

eVTOLs representam um avanço que ainda precisa ser introduzido ao público – Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital)

5 vantagens dos eVTOLs

  • ​Sustentabilidade e Economia: Movidos por motores a bateria ou hidrogênio, os eVTOLs reduzem significativamente as emissões de poluentes em comparação aos helicópteros que utilizam combustíveis fósseis. Além disso, os custos operacionais são menores devido à menor necessidade de manutenção de motores a combustão e ao uso de energia renovável.
  • ​Segurança Avançada: Para terem sistemas de controle de voo tripulado ou autônomo, os eVTOLs possuirão redundâncias com tecnologias de prevenção de falhas, que aumentam a segurança. A previsão é que, futuramente, esses veículos possam operar de forma autônoma após a devida homologação.
  • ​Acessibilidade e Inclusão: Os eVTOLs visam tornar a mobilidade aérea urbana acessível a um público mais amplo, com tarifas competitivas comparáveis às de serviços de táxi premium (com uma estimativa de preço entre USD150 e USD200), o que pode revolucionar o transporte urbano.
  • ​Infraestrutura Simplificada: Vertiportos necessários para a operação dos eVTOLs são mais simples e menos custosos de construir do que helipontos tradicionais, podendo ser instalados em edifícios com cobertura ampla, estacionamentos e outras estruturas urbanas.
  • ​Menor Impacto sonoro: por serem significativamente mais silenciosos, os eVTOLs podem operar em áreas urbanas sem prejudicar o dia a dia da população.

Evair Gallardo, diretor de tecnologia da Abranet, acredita que campanhas de conscientização e demonstrações públicas serão essenciais para construir confiança e interesse nos eVTOLs entre a população.

“A implementação dos eVTOLs promete transformar significativamente o transporte urbano nas próximas décadas, reduzindo o congestionamento, melhorando a resposta a emergências e oferecendo uma alternativa sustentável aos meios de transporte tradicionais”, diz Gallardo.

eVTOL
Muitas empresas já investem em tecnologia para criar esses veículos – Imagem: shutterstock/jsCreater
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.