Os eVTOLs (Electrical Vertical Takeoff and Landing), aqui conhecidos como carros voadores, representam uma inovação significativa no campo da mobilidade aérea. Projetados para decolar e pousar verticalmente, esses veículos elétricos serão uma alternativa mais acessível e sustentável aos helicópteros tradicionais.

Com capacidade de alcançar até 10 mil pés de altura, os eVTOLs utilizarão tecnologias avançadas de comunicação, como 5G e satélites, para controlar seu geoposicionamento, e ter uma leitura exata do tráfego no espaço aéreo.

publicidade

Leia mais:

eVTOLs representam um avanço que ainda precisa ser introduzido ao público – Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital)

5 vantagens dos eVTOLs

  • ​Sustentabilidade e Economia: Movidos por motores a bateria ou hidrogênio, os eVTOLs reduzem significativamente as emissões de poluentes em comparação aos helicópteros que utilizam combustíveis fósseis. Além disso, os custos operacionais são menores devido à menor necessidade de manutenção de motores a combustão e ao uso de energia renovável.
  • ​Segurança Avançada: Para terem sistemas de controle de voo tripulado ou autônomo, os eVTOLs possuirão redundâncias com tecnologias de prevenção de falhas, que aumentam a segurança. A previsão é que, futuramente, esses veículos possam operar de forma autônoma após a devida homologação.
  • ​Acessibilidade e Inclusão: Os eVTOLs visam tornar a mobilidade aérea urbana acessível a um público mais amplo, com tarifas competitivas comparáveis às de serviços de táxi premium (com uma estimativa de preço entre USD150 e USD200), o que pode revolucionar o transporte urbano.
  • ​Infraestrutura Simplificada: Vertiportos necessários para a operação dos eVTOLs são mais simples e menos custosos de construir do que helipontos tradicionais, podendo ser instalados em edifícios com cobertura ampla, estacionamentos e outras estruturas urbanas.
  • ​Menor Impacto sonoro: por serem significativamente mais silenciosos, os eVTOLs podem operar em áreas urbanas sem prejudicar o dia a dia da população.

Evair Gallardo, diretor de tecnologia da Abranet, acredita que campanhas de conscientização e demonstrações públicas serão essenciais para construir confiança e interesse nos eVTOLs entre a população.

publicidade

“A implementação dos eVTOLs promete transformar significativamente o transporte urbano nas próximas décadas, reduzindo o congestionamento, melhorando a resposta a emergências e oferecendo uma alternativa sustentável aos meios de transporte tradicionais”, diz Gallardo.

eVTOL
Muitas empresas já investem em tecnologia para criar esses veículos – Imagem: shutterstock/jsCreater