Novos recursos de viagem em grupo podem chegar ao Google Maps

Novas ferramentas que devem aparecer no Google Maps vão explorar mais a capacidade de viajar em conjunto utilizando o aplicativo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 03/07/2024 03h06, atualizada em 10/07/2024 19h16
Google Maps em um smartphone
(Imagem: ambimages/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está planejando um novo recurso para o Google Maps que pode inovar bastante as viagens em grupo, de acordo com um recente pedido de patente.

A função, destinada a usuários que viajam em vários carros, poderá transformar como as pessoas navegam para destinos compartilhados.

A patente, registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA em 25 de junho e revelada por um usuário no X (Twitter), revela um recurso chamado “Fornecendo instruções de navegação para um dispositivo à vista de outro dispositivo”.

Este recurso permitiria que indivíduos provenientes de vários locais viajassem para um destino comum em um tempo semelhante.

Leia mais:

google maps
Recursos novos devem chegar ao Maps em breve – Foto: Runrun2/Shutterstock

Detalhes do novo recurso de viagens em grupo do Maps

  • O sistema de navegação aproveitará as agendas e mensagens dos usuários para verificar seus planos de viagem.
  • Se forem detectados vários usuários, o sistema pode coordenar a viagem enviando convites para navegação em vários carros e fornecendo direções sincronizadas a todas as partes envolvidas.
  • Os usuários também podem ter a opção de solicitar manualmente a navegação para vários carros enquanto planejam viagens.
  • O sistema exibiria a localização de todos os viajantes no mapa, destacaria rotas compartilhadas e sugeriria pontos de encontro.
  • Além disso, poderia recomendar ajustes de velocidade para manter o grupo unido.

Adicionalmente, o serviço de navegação foi concebido para transmitir dados de trânsito e das condições das estradas a todos os veículos do grupo, utilizando informações da viagem do veículo líder. Notificações seriam enviadas se algum veículo se desviasse da rota planejada, e paradas sugeridas poderiam ser comunicadas para ajudar outros a alcançá-lo.

Espera-se que esse recurso funcione não apenas em smartphones, mas também em dispositivos conectados ao sistema de entretenimento de um carro via USB ou Bluetooth, tornando-o uma ferramenta versátil para viagens coordenadas.

À medida que o Google Maps busca se aprimorar, esta potencial nova funcionalidade sublinha o compromisso da empresa em melhorar as experiências dos usuários e satisfazer as diversas necessidades de quem viaja.

Navegação conjunta vai facilitar encontros em viagens em grupo – Imagem: Natee Meepian/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.