A China está muito à frente de outros países no que diz respeito a criação de novos modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa, em especial para chatbots. Conforme relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira (3), o país registrou seis vezes mais patentes que seu principal rival, os Estados Unidos, liderando a corrida da tecnologia emergente, o foco do mercado nos últimos anos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), mais de 50 mil pedidos de patentes de IA foram registrados na última década; 
  • Um quarto deles foi somente em 2023; 
  • Mais de 38 mil invenções GenAI foram registradas pela China entre 2014 e 2023, em comparação com 6.276 registradas pelos Estados Unidos no mesmo período, disse a OMPI; 
  • Segundo informações da Reuters, Christopher Harrison, gerente de análise de patentes da OMPI, destacou que os pedidos de patentes chineses abrangem uma ampla área de setores, desde direção autônoma até publicação e gerenciamento de documentos; 
  • Conforme o ranking mundial, Coreia do Sul, Japão e Índia ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. A Índia tem a taxa de crescimento mais rápida, mostraram os dados. 

É uma área em expansão, uma área que está crescendo em velocidade crescente. E é um lugar que esperamos que cresça ainda mais.

Christopher Harrison, gerente de análise de patentes da OMPI.

Mundialmente falando, as principais empresas com registros de IA são: ByteDance, dona do aplicativo de vídeo TikTok, a gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group e a Microsoft, parceira da OpenAI, que criou o ChatGPT.  

Leia mais!

publicidade

Para Harrison, o setor científico deve ser o que mais sentirá os benefícios da IA nos próximos anos, com potencial para alavancar o cenário de medicamentos. “Os dados de patentes sugerem que esta é uma área que terá um impacto profundo em muitos setores industriais diferentes no futuro.” 

A OMPI espera uma nova onda de patentes em breve. Ela planeja divulgar uma atualização futura dos dados.