É oficial, não deu para o Koo! Após viver um boom momentâneo devido às mudanças do antigo Twitter, agora X, o rival indiano anunciou que está encerrando suas operações. Decisão vem após o fracasso de suas negociações de aquisição com a Dailyhunt, que era seu último recurso para sobreviver no mercado, conforme relatou o TechCrunch. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Apesar de garantir mais de US$ 60 milhões em financiamento de investidores importantes, o Koo enfrentou desafios significativos para expandir sua base de usuários e gerar receita nos últimos dois anos; 
  • Em 2023, assim como grande parte do setor tech, a empresa realizou cortes significativos visando a eficiência do trabalho; 
  • A empresa demitiu 30% de seus funcionários; 
  • Com isso, tentou novas rodadas de investimentos para se reerguer em um cenário incerto, mas sem sucesso; 
  • A venda da rede social veio como última estratégia para manter o negócio. Segundo os fundadores da Koo, em comunicado nesta quarta-feira (3), as negociações também não se materializaram em um acordo. 

Exploramos parcerias com várias empresas de internet maiores, conglomerados e casas de mídia, mas essas conversas não produziram o resultado que queríamos. A maioria deles não queria lidar com conteúdo gerado pelo usuário e a natureza selvagem de uma empresa de mídia social.

Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka, fundadores do Koo, em publicação no LinkedIn.

Lançada em 2020, o Koo ganhou popularidade após usuários do Twitter ficarem insatisfeitos com a gestão de Elon Musk e começarem a procurar por alternativas à antiga rede do passarinho. O boom do app foi tanto que a companhia expandiu a rede para vários países, incluindo Brasil. 

Por aqui, o Koo alcançou 2 milhões de usuários quatro dias após seu lançamento. Com a popularidade no país, a rede social contratou uma equipe de comunicação e até cogitaram abrir um escritório. 

publicidade

Leia mais! 

Além disso, na época, o Twitter entrou em conflito com o governo indiano devido à recusa de remoção de conteúdo, abrindo mais espaço para a nova rede social. Com isso, o app teria aproveitado a situação para se posicionar como uma opção mais compatível, prometendo aderir às regulamentações locais. 

publicidade

Desde julho de 2022, o chamado Twitter indiano passou a sentir queda nos usuários, despencando drasticamente em 2023 — o Koo perdeu 5 milhões de usuários ativos de julho de 2022 a janeiro de 2023, ele continuou perdendo popularidade nos últimos meses.