Ao que tudo indica, não é apenas a Nvidia que está se beneficiando do boom da inteligência artificial (IA). De acordo com a Reuters, a Samsung deve encerrar o segundo trimestre do ano com um aumento de 13 vezes em seu lucro em relação ao ano anterior, conforme dados da LSEG SmartEstimate — isso graças a demanda pela tecnologia, que tem alimentado uma recuperação nos preços dos chips de memória. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O lucro operacional da maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e TVs provavelmente irá para US$ 6,34 bilhões (aproximadamente R$ 34 bilhões) no trimestre encerrado em 30 de junho; 
  • Se confirmado, esse valor será o maior lucro da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022; 
  • Com o boom da IA, os preços dos chips de memória começaram a subir de meados de 2022 para o final de 2023, se afastando da fraca demanda pós-pandemia; 
  • Por outro lado, provavelmente seu negócio de smartphone terá lucro reduzido se comparado ao ano passado. Isso devido aos custos mais altos de peças, marketing e desenvolvimento para serviços de IA. 

Segundo analistas, a demanda explosiva por chips DRAM de ponta, como chips de memória HBM usados em chipsets de IA e os usados em servidores de data center e dispositivos que executam serviços de IA, estão sustentando uma ampla recuperação na indústria de chips. 

Durante o segundo trimestre, os preços dos chips de memória aumentaram cerca de 13% a 18% em relação ao trimestre anterior para chips DRAM usados em dispositivos de tecnologia e 15% a 20% para chips NAND Flash usados para armazenamento de dados, de acordo com o provedor de dados TrendForce. 

publicidade

Leia mais! 

No caso dos smartphones, espera-se que a Samsung consiga alguma recuperação em breve, já que irá enfrentar a rival Apple com seus novos lançamentos previstos para 10 de julho: é a chegada oficial do Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6.  

publicidade

A gigante também finalmente irá revelar seu novo anel inteligente para monitoramento de saúde: o Galaxy Ring.