Locais que são focos de alagamentos e enchentes costumam colocar seus habitantes em riscos e, muitas vezes, motoristas que imaginam que vão conseguir passar por uma rua alagada com seu carro se colocam em situação de perigo, uma prática que deve ser evitada sempre que possível.

Uma pesquisa feita com motoristas da Austrália mostrou que, em metade dos estados e territórios do país, o manual do motorista ignora as enchentes. Dirigir nas inundações é considerada a principal causa de afogamento relacionado ao fenômeno no país oceânico.

Vídeo relacionado

Enquanto alguns estados australianos não fornecem qualquer informação relacionada às enchentes, outros fornecem orientações práticas detalhadas. Porém, apenas um deles possui informações e orientações que a pesquisa considerou que estão completas.

Leia mais:

publicidade

Carros engolidos por enchente em Rio Grande do Sul que poderiam ir para leilão
Dirigir por ruas alagadas não costuma ser uma boa ideia (Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Razões que levam motoristas a querer “desafiar” uma enchente

  • Motoristas podem se sentir compelidos a dirigir nas enchentes por uma série de razões. Isso inclui pressões de tempo, como chegar atrasado ao trabalho ou à escola, ou precisar voltar para casa para ver a família ou animais de estimação;
  • Às vezes, eles se sentem pressionados pelos passageiros ou pelos motoristas atrás deles na estrada, incitando-os a atravessar;
  • As pessoas também relatam ter sido encorajadas ou instruídas, enquanto estudantes, a dirigir em inundações. A experiência como passageiro também influencia a disposição futura do aluno de dirigir em direção às águas.

Portanto, a pesquisa concluiu que as opiniões de outras pessoas importantes, como o motorista supervisor, influenciam fortemente as decisões sobre dirigir em águas inundadas.

publicidade

As condições meteorológicas extremas e as inundações, provavelmente, se tornarão mais frequentes e intensas no futuro. Isso significa que a chance de enfrentar uma rua inundada está aumentando. Desse modo, informações sobre como dirigir nessas condições são vitais para todos, desde o motorista experiente ao novato.

Pressa e impaciência podem colocar motoristas em situações de risco durante enchentes (Imagem: Saikiran Kesari/Unsplash)