Com intervalo de horas, dois vulcões entraram em erupção na Itália. O primeiro deles foi o Monte Etna. O segundo foi o Stromboli. Ambos estão localizados na região da Sicília (Itália) e a apenas 180 km de distância um do outro.

publicidade
Etna (foto) e Stramboli entraram em erupção em questão de dias (Imagem: Reprodução/Vigili del Fuoco)

Dupla erupção na Itália deixa moradores da Sicília em alerta

  • O Etna possui erupções documentadas desde 425 a.C.;
  • O g1 informou que as cinzas do Etna cobriram as ruas e pistas do aeroporto de Catânia (Itália), impedindo pousos e decolagens no local;
  • Por sua vez, o Stromboli provocou nuvem de calor de até 2 km de altura;
  • Por conta da segunda erupção em questão de três dias, a Proteção Civil local elevou o estado de alerta do nível laranja para vermelho;
  • Enquanto isso, as autoridades estudam a melhor forma de remover a população em risco;
  • Enquanto o magma do Stromboli se encontra a 200 km de profundidade, o do Etna está bem mais perto da superfície: está localizado a apenas 30 km abaixo;
  • Cientistas afirmam que, apesar de estarem próximos e terem entrado em erupção com diferença de poucos dias, isso foi apenas uma coincidência.

Leia mais:

O Etna, segundo o Euro News, possui 3,3 km de altitude e estava adormecido há quatro anos, mas a atividade vulcânica em uma das aberturas do vulcão, chamada de “Boca Nova”, vinha se intensificando há algum tempo. Ela é uma das aberturas mais antigas do Etna e se colapsa sob seu próprio peso ao se encher de lava e detritos.

publicidade

Já o Stromboli, também segundo o Euro News, é um dos vulcões mais ativos do mundo todo, fornecendo erupções regulares, porém, menores do que a que começou nesta sexta-feira (5). Diferente de seu “colega” que “reside” perto, o Stromboli está ativo há milhares de anos.

Sua coluna de cinzas subiu até altitude de dois quilômetros. Já a lava do vulcão fluiu em direção ao mar ao longo da Sciara del Fuaco, depressão localizada na ilha onde está o vulcão e é atração turística.

publicidade

Imagens aéreas dos Bombeiros da Sicília mostram a atividade vulcânica mais forte no Stromboli (Imagem: Vigili del Fuoco)

Órgãos de imprensa italianos informaram que o corpo de bombeiros local intensificou o monitoramento do Stromboli conforme se torna mais ativo. A guarda costeira da Itália também aumentou suas patrulhas, trazendo mais barcos e aeronaves.

publicidade

Assista, a seguir, um vídeo liberado pelos Bombeiros da Sicília que mostra um sobrevoo sobre o Stromboli, realizado nesta quinta-feira (4):