Jakob Perez, de 9 anos de idade, tem uma doença rara chamada inclusão de microvilosidades (MVID). Esta condição impede que seu corpo absorva nutrientes. Por isso, ele precisou passar por cinco transplantes ao mesmo tempo nos Estados Unidos.

Criança de nove anos passou por cinco transplantes ao mesmo tempo (Imagem: reprodução/Facebook/Mickaela Perez)

Longa espera pela cirurgia

Mikaela, a mãe de Jakob, contou, em entrevista à WNEM-TV, que o menino pode comer e beber, mas que nada é absorvido pelo seu corpo. Dessa forma, a criança precisou receber comida intravenosa por toda a sua vida.

publicidade

Os médicos foram claros: o menino precisava de um novo pâncreas, fígado, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Para complicar ainda mais, todos os órgãos deveriam vir da mesma pessoa. Ou melhor, de uma uma criança do mesmo tamanho que ele.

Depois de uma longa espera (desde que ele nasceu), os transplantes foram realizados no final do mês de junho. Três dias após a cirurgia, a mãe de Jakob afirmou que o menino já havia tirado o curativo, se levantado e caminhado. A criança ainda está sem soro analgésico e continuará sendo observado pela equipe médica.

publicidade

Leia mais

Cirurgiões realizam primeiro transplante de útero bem-sucedido do Reino Unido
Criança recebeu um novo pâncreas, fígado, estômago, intestino delgado e intestino grosso (Imagem: S_L/Shutterstock)

Inclusão de microvilosidades pode afetar vários órgãos

  • A doença afeta principalmente a função intestinal e resulta em uma perda significativa das microvilosidades na superfície das células intestinais, o que faz com que a pessoa pare de absorver os nutrientes.
  • Ela ainda causa diarreia persistente, levando a desidratação e o comprometimento do crescimento e do desenvolvimento.
  • Outros sintomas são perda de peso, deficiências vitamínicas e minerais, distúrbios eletrolíticos, além de alterações na função hepática devido à má absorção.
  • A condição pode se espalhar e afetar outros órgãos como resultado da desnutrição crônica e das deficiências nutricionais, exatamente o que aconteceu com Jakob Perez.