A temperatura do rosto de uma pessoa pode guardar informações valiosas sobre sua saúde. Uma equipe de pesquisa da China acaba de desvendar parte desse segredo. Eles utilizaram inteligência artificial para identificar padrões entre quente e frio em diferentes áreas faciais que revelam sinais de envelhecimento e até risco de doenças.

O estudo analisou dados de 2.811 participantes chineses com idades entre 21 e 88 anos com o programa de IA. As descobertas são descritas no artigo publicado no Cell Metabolism.

publicidade

Relógio biológico pode ser analisado pela temperatura do rosto

Os participantes da pesquisa foram fotografados em um ambiente com temperatura controlada enquanto estavam em um estado emocional estável. Posteriormente, a IA analisou as imagens e encontrou alguns padrões relacionados ao “relógio biológico”, ou seja, informações sobre envelhecimento.

Varição de temperatura facial entre mulheres e homens de diferentes idades. – Imagem: Cell Metabolism

Por exemplo, a temperatura do nariz cai mais rapidamente do que outras áreas do rosto conforme envelhecemos. Os olhos são o contrário disso, ficando mais quentes. Com esses dados, é possível compreender melhor se uma pessoa está envelhecendo mais rápido ou mais devagar do que o esperado.

publicidade

A equipe descobriu que esse padrão térmico de envelhecimento também está relacionado com estilo de vida e saúde metabólica. Isso significa que certos perfis de temperatura são comuns em diferentes problemas de saúde.

Leia mais:

publicidade

A temperatura do rosto também revela risco de doença

  • A IA conseguiu medir possíveis distúrbios metabólicos – como diabetes ou fígado gorduroso – através da temperatura do rosto com 80% de precisão.
  • Quem tinha algum distúrbio metabólico, em geral, tinha maior probabilidade de ter as áreas dos olhos mais quentes do que pessoas saudáveis da mesma idade e sexo.
  • Indivíduos com pressão arterial alta, além de apresentarem essa característica, também tinham a temperatura das bochechas mais elevada.
  • Pessoas com diabetes têm um perfil térmico seis anos mais velho do que indivíduos saudáveis.
  • Já homens com hipertensão parecem ter o nariz relativamente mais frio.
Temperatura facial de homens e mulheres com hipertensão e fígado gorduros – Imagem: Cell Metabolism

Por que a temperatura do rosto muda com o tempo?

O motivo pelo qual existem alterações de temperatura à medida que envelhecemos também foi investigado no estudo e está aparentemente relacionado a um processo de inflamação das células. Para chegar a essa conclusão, foram feitos exames de sangue e imagens térmicas de 57 indivíduos saudáveis.

A temperatura facial também pode ser influenciada por elementos externos, como a atividade física. Uma sondagem com 23 participantes que pularam corda por duas semanas mostrou que o exercício reduziu a ‘idade’ térmica facial em média de cinco anos.

publicidade
Mapa facial térmico antes e depois de duas semanas dos exercícios Imagem: Cell Metabolism

Embora o estudo se limite à população da China e mais pesquisas sejam necessárias, os resultados são promissores. O pesquisador Jing-Dong Jackie Han, da Universidade de Pequim, na China, expressou em conversa com a revista EurekAlert! a vontade de usar a tecnologia em exames de avaliação no futuro. Seria uma opção para colher informações sobre a saúde de um paciente de forma rápida e acessível.

Esperamos aplicar imagens faciais térmicas em ambientes clínicos, pois elas têm um potencial significativo para diagnóstico e intervenção precoce de doenças.

ing-Dong Jackie Han ao EurekAlert!