A linha Samsung Galaxy S24 foi lançado há pouco mais de cinco meses, mas a sul-coreana já trabalha em seu sucessor, o Galaxy S25. Nessa linha, o The Elec descobriu que um componente muito utilizado há um bom tempo em servidores e PCs poderá ser utilizado nos chips do futuro smartphone.

Trata-se de uma tecnologia de “empacotamento” a ser utilizada durante a fabricação dos processadores Exynos da empresa, chamada de “fan-out wafer-level package-heat path block” (FOWLP-HPB).

publicidade

Samsung pode criar processador exclusivo para linha Galaxy S25 em 2025
Futuro Exynos 2500 pode ter resfriamento embutido diretamente em sua fabricação (Imagem: Samsung)

A solução visa anexar um dissipador (o HPB) para bloquear a passagem de calor já durante a construção dos chips. Tal tecnologia já é encontrada em processadores voltados para PCs comuns e servidores e é voltada para ajudar no resfriamento do componente. Contudo, até hoje, não estava nas peças de smartphones por conta de seu tamanho, muito menos que os de desktops.

publicidade

Leia mais:

Futuro processador do Galaxy S25 pode ter resfriamento ao nível de fabricação

  • O portal informa que o desenvolvimento da tecnologia pode ser finalizado ainda no último trimestre deste ano (outubro-dezembro);
  • Dessa forma, sua fabricação em massa pode começar na sequência, o que bate com o lançamento do S25, que, se seguir o cronograma de seu antecessor, deverá acontecer em janeiro de 2025;
  • Ou seja, o Exynos 2500, que deve estar presente na maioria dos modelos S25, possua a nova solução;
  • Dessa forma, os futuros smartphones poderão ter menor aquecimento, melhorando o desempenho de seu processamento e duração da bateria, impactando, inclusive, em sua vida útil.

Tecnologia já é utilizada em processadores de PCs comuns e servidores (Imagem: slexp880/Shutterstock)