Os 10 melhores filmes e séries sobre motos e motoqueiros

Confira nossa seleção de 10 títulos marcantes, entre filmes, que têm as motos como protagonistas de suas produções!
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/07/2024 04h20
Design-sem-nome-7-2-1920x1080
Crédito: Tri-State Pictures (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As motos e o estilo de vida dos motociclistas têm um apelo fascinante que foi capturado em várias produções cinematográficas e televisivas ao longo dos anos.

De gangues de motoqueiros a road movies e filmes de ação, essas histórias frequentemente exploram temas de liberdade, rebeldia e o vínculo único entre o motociclista e sua máquina.

Aqui estão algumas das obras mais notáveis que retratam esse universo.

Crédito: Disney Pictures (divulgação)

SÉRIES

Filhos da Anarquia (2008 – 2014)

Crédito: Disney Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney

Esta série americana segue a vida de um clube de motoqueiros fora da lei, o Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original (SAMCRO), na cidade fictícia de Charming, Califórnia. A série aborda as lutas do clube com gangues rivais, autoridades policiais e problemas internos, enquanto tentam manter o controle de sua cidade.

A produção conta com 7 temporadas e Charlie Hunnam no papel principal (conhecido por seu papel em “Rei Arthur: A Lenda da Espada”).

Mayans M.C (2018 – 2023)

Crédito: Disney Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney

Spin-off da série “Sons of Anarchy”. Se passa no mesmo universo ficcional, dois anos e meio após os eventos de “Sons of Anarchy”.  Essa série acompanha a história do Mayans Motorcycle Club, um clube rival que se tornou aliado do SAMCRO.

A trama gira em torno de Ezekiel “EZ” Reyes, um prodígio que acaba se envolvendo com um cartel e sendo preso. Após sair da prisão, ele entra para os Mayans M.C. EZ busca construir uma nova identidade e lidar com seu passado enquanto se envolve nas atividades ilegais e perigosas do clube.

A Garota da Moto (2016 – 2019)

Crédito: Mixer (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Série brasileira de drama e aventura, produzida pela Mixer com Fox e exibida pelo SBT entre 2016 e 2019. 

Na história, Joana (Christiana Ubach) foge para São Paulo com seu filho para escapar da milionária Bernarda (Daniela Escobar), que a persegue por acreditar que Joana teve um caso com seu falecido marido. Em São Paulo, Joana trabalha em uma empresa de entregas, onde enfrenta novos desafios e romances.

Leia mais:

FILMES

Fúria em Duas Rodas (Torque) (2004)

Crédito: Warner Bros Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na Apple TV, Amazon Video e Microsoft Store.

Com direção de Jonathan Kahn (conhecido por “Pânico na Escola”), o filme é famoso por suas cenas de perseguição de alta velocidade e acrobacias radicais com motos.

Na trama, um motociclista que se vê em uma corrida contra o tempo para limpar seu nome depois de ser acusado injustamente de assassinato. O

Sem Destino (Easy Rider) (1969)

Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na Apple TV, Amazon Video

Certamente você já ouviu a música “Born to Be Wild”, da banda Steppenwolf, e associou o som a motos e estradas longas no meio do deserto. Essa referência é deste marco do cinema da Nova Hollywood, que se tornou extremamente referenciado na cultura pop.

Com direção de Dennis Hopper, que também atua, a história segue dois motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Hopper), em uma viagem pelo sudoeste dos Estados Unidos.

Diários de Motocicleta (2004)

Crédito: Filme4 (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Com direção de Walter Salles , esse é um filme biográfico que retrata a viagem real de Ernesto “Che” Guevara (Gael García Bernal) e seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) pela América do Sul em 1952. 

Baseado nos diários escritos por Guevara durante a viagem, o filme mostra a transformação pessoal de Che, de um jovem estudante de medicina despreocupado a um revolucionário consciente das injustiças sociais e econômicas do continente.

Os Anjos Selvagens (The Wild Angels) (1966)

Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Clássico filme de motociclistas com direção do mestre Roger Corman.  Este filme é frequentemente creditado por popularizar o gênero de filmes de gangues de motociclistas e influenciar a cultura pop da época.

A história segue a gangue Hell’s Angels, liderada por Heavenly Blues (Peter Fonda), enquanto eles se envolvem em conflitos com a polícia e outros desafios enquanto tentam resgatar um de seus membros. 

O elenco ainda conta com nomes como Nancy Sinatra, e Bruce Dern.

As Motos Diabólicas (Hells Angels on Wheels) (1967)

Crédito: Fanfare Films (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Com o astro Jack Nicholson, esse filme com direção de  Richard Rush (O Substituto ) captura a atmosfera rebelde e a cultura das gangues de motociclistas da década de 1960.

A história acompanha Poet (Nicholson), um jovem mecânico de motos que se envolve com a gangue de motociclistas conhecida como Hell’s Angels. Ele é inicialmente atraído pelo estilo de vida livre do grupo, mas logo se vê envolvido nos conflitos e na violência que cercam os Angels.

O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish) (1983)

Crédito: American Zoetrope & Hotweather Films (divulgação)
  • Disponível para aluguel na ClaroVideo, Amazon Video e Apple TV
  • Disponível para compra na Apple TV e Amazon Video.

Sob a direção de Francis Ford Coppola, aclamado por obras como “O Poderoso Chefão” e “Apocalipse Now”, O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish) se baseia no romance homônimo de S.E. Hinton.

Crédito: American Zoetrope & Hotweather Films (divulgação)

Estrelado por Matt Dillon, Mickey Rourke, Diane Lane e Dennis Hopper, o filme se destaca por seu estilo visual único, filmado em preto e branco com toques ocasionais de cor.

A trama segue um jovem rebelde que idolatra seu irmão mais velho, o Motorcycle Boy. Este é uma figura lendária na cidade e retorna após uma longa ausência. Agora, os dois irmãos confrontam as tensões e desafios de suas vidas em um ambiente urbano decadente e violento.

Clube dos Vândalos (The Bikeriders) (2023)

Crédito: Tri-State Pictures (divulgação)
  • Ainda não disponível em streaming.

Dirigido por Jeff Nichols (conhecido por “Amor Bandido” e “Midnight Special”), o filme é inspirado no livro de fotografias de Danny Lyon que documenta a vida de um clube de motociclistas na década de 1960.

Na trama, acompanhamos pelos olhos de Kathy a ascensão dos Vândalos, um clube de motociclistas liderado por Johnny, do qual seu marido faz parte como o melhor amigo do líder. Kathy precisa lidar com a transformação do grupo, inicialmente unidos pela paixão por motos, para uma gangue perigosa e violenta.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.