Sabe o que é um “Road Movie“? Conhecido no Brasil como “filme de estrada”, esse gênero cinematográfico envolve obras que se desenrolam principalmente em uma viagem ou jornada, muitas vezes na estrada. As viagens podem acontecer de carro, ônibus, moto ou até mesmo a pé, percorrendo diferentes lugares e enfrentando uma série de desafios ao longo do caminho. 

Geralmente, o foco dos road movies está na jornada física dos personagens, explorando conflitos e transformações internas durante o percurso. Temas como autodescoberta, liberdade, alienação e busca por um sentido na vida são comuns nesse tipo de produção

Se você tem interesse em conhecer mais sobre “Road Movies”, abaixo apresentamos 10 títulos desse gênero.

Thelma & Louise (1991)

Thelma & Louise (1991) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Geena Davis vive Thelma e Susan Sarandon Louise, duas amigas que embarcam em uma jornada que se tornou um marco do feminismo no cinema hollywoodiano. Harvey Keitel, Michael Madsen e Brad Pitt compõem o elenco. 

publicidade

Sucesso de público e crítica, este filme dirigido por Ridley Scott conta a história de uma dona de casa reprimida e uma garçonete de meia-idade que decidem fazer uma viagem de férias. 

No entanto, as coisas tomam um rumo inesperado quando uma delas mata um homem que tenta estuprá-la. Agora, elas são fugitivas da polícia.

Leia mais:

Pequena Miss Sunshine (2006)

Little Miss Sunshine (2006) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Tragicomédia que foi sucesso tanto de público como de crítica, “Pequena Miss Sunshine” é um road movie com uma trama que busca entreter e comover o espectador.

O filme narra a história de uma família disfuncional que viaja em uma antiga van amarela para apoiar a filha caçula em um concurso de beleza infantil. 

O elenco inclui Greg Kinnear, Steve Carell, Toni Collette, Paul Dano, Abigail Breslin e Alan Arkin.

Rain Man (1988)

Rain Man (1988) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Este aclamado drama, estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman, narra uma jornada de autodescoberta. A trama acompanha um yuppie egoísta (Cruise) que descobre que seu pai milionário faleceu, deixando a maior parte da herança para seu irmão autista savant (Hoffman), cuja existência ele desconhecia. 

Determinado a obter o dinheiro, ele sequestra seu irmão da instituição psiquiátrica e embarca em uma viagem de carro pelos Estados Unidos. No entanto, o relacionamento entre eles se aprofunda ao longo da viagem. 

Vencedor de quatro Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Barry Levinson, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator para Dustin Hoffman.

Sem Destino (1969)

Easy Rider (1969) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Apple TV, Google Play Movies e Amazon Prime Video.

Marco da contracultura norte-americana, este filme dirigido pelo ator e cineasta Dennis Hopper é prestigiado por sua importância cultural e geracional. 

Capturando o espírito da época, a obra discute os desdobramentos do movimento hippie, o uso de drogas, o sonho americano e estilos de vida e comunidades alternativas. 

Além de dirigir, Dennis Hopper também coescreveu o roteiro com Peter Fonda. Ambos protagonizam como dois motoqueiros que viajam pelos Estados Unidos. Após lucrarem com uma encomenda de cocaína, a dupla parte para um festival em Nova Orleans. Jack Nicholson também atua no longa.

Alice nas Cidades (1974)

Alice in den Städten (1974) / Crédito: Axiom Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

O cineasta alemão Wim Wenders é reconhecido como um dos grandes especialistas em road movies na história do cinema. Ele é famoso por sua trilogia “Road Movie”, obras produzidas entre 1974 a 1976 que definiram uma estética única no gênero. Posteriormente, ele revisitou a temática em produções mais famosas e com orçamentos maiores, como “Paris, Texas”.

No entanto, o ponto de partida foi “Alice nas Cidades”. Na trama, um jornalista alemão que reside em Nova York tenta viajar de avião para Munique. No aeroporto, ele se depara com uma mãe e sua filha de 9 anos, também alemãs. 

Entretanto, a mulher desaparece, deixando a criança aos cuidados do homem. Juntos, eles iniciam uma jornada de retorno à Alemanha, em busca da avó da menina.

Two-Lane Blacktop (1971)

Two-Lane Blacktop (1971) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings no momento.

Clássico cult dirigido por Monte Hellman, este “road movie” apresenta uma abordagem contemplativa e não possui uma trama convencional. O filme é estrelado pelos músicos James Taylor (importante cantor e compositor americano) e Dennis Wilson (baterista dos Beach Boys). O elenco também inclui Warren Oates e Laurie Bird. 

A história segue dois amigos, o motorista do carro (Taylor) e seu mecânico (Wilson), que viajam pelos Estados Unidos em um carro modificado em busca de corridas de rua para ganhar dinheiro. No caminho, encontram uma mulher (Laurie Bird) e um outro corredor (Oates), que os desafia para uma corrida valendo o carro do perdedor.

Lua de Papel (1973)

Paper Moon (1973) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Sob a direção de Peter Bogdanovich, esta comédia dramática em preto e branco é reconhecida como um clássico do cinema norte-americano. O filme destaca a colaboração entre o pai e a filha da vida real, Ryan e Tatum O’Neal. 

Ambientado durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, a narrativa acompanha um trapaceiro itinerante que aplica golpes em viúvas. Durante um funeral, ele acaba assumindo a responsabilidade por uma órfã. Os dois estabelecem uma parceria peculiar enquanto percorrem o interior dos Estados Unidos.

Central do Brasil (1998)

Central do Brasil (1998) / Crédito: Europa Filmes (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globo Play.

Um dos filmes mais conhecidos e prestigiados do nosso cinema se enquadra no gênero de “filme de estrada”. 

Dirigido por Walter Salles, o longa é estrelado por Fernanda Montenegro, que vive uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil. 

No entanto, ela acaba se vendo responsável por um menino cuja mãe, uma de suas clientes, morre atropelada. A partir daí, os dois partem para o Nordeste para encontrar o pai do menino.

Uma História Real (1999)

The Straight Story (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Não disponível nos streamings no momento.

Este filme do cineasta surrealista David Lynch apresenta uma trama mais convencional, que, no entanto, não deixa de ser inusitada. 

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de um idoso que, por não possuir uma carteira de motorista, atravessa os Estados Unidos em um cortador de grama para visitar seu irmão doente. 

Focando nos encontros e nas amizades que o idoso faz no caminho, o filme recebeu aclamação da crítica por sua sensibilidade e afetuosidade.

E Sua Mãe Também (2001)

Y tu mamá también (2001) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Não disponível nos streamings no momento.

Sucesso do cinema mexicano, este filme conta uma jornada ‘coming-of-age’ dirigida pelo premiado diretor Alfonso Cuarón. 

A trama segue dois adolescentes que embarcam em uma viagem de carro com uma mulher mais velha com destino a uma praia paradisíaca. Durante a aventura, o filme desenvolve questões de identidade, amadurecimento e sexualidade. 

Com a fotografia de Emmanuel Lubezki, o filme é estrelado por Diego Luna, Gael García Bernal e Maribel Verdú.