Imagem: Erica Ruth Neubauer/Shutterstock
Predador mais icônico do Rio Nilo, o crocodilo se tornou objeto de adoração no Egito Antigo. Imagens destes animais eram comuns até mesmo como representações de divindades da época. E pesquisadores chegaram, inclusive, a localizar répteis que forma mumificados.
Leia mais
Para descobrir o que realmente aconteceu, pesquisadores analisaram um crocodilo mumificado de 2,2 metros de comprimento do Museu e Galeria de Arte de Birmingham, no Reino Unido. Eles encontraram um anzol de bronze dentro do estômago do animal, sugerindo que ele não foi criado em cativeiro, mas era “um animal selvagem caçado para fins de mumificação”.
Dentro do trato digestivo do réptil, os pesquisadores também encontraram um pequeno peixe que ainda não havia sido digerido. Essa descoberta indica que o crocodilo comeu sua última refeição pouco antes de morrer, e que foi mumificada quase imediatamente após ser capturada.
Segundo os responsáveis pelo trabalho, as descobertas apontam para o fato de que o crocodilo foi “capturado e mumificado pelos antigos egípcios como uma oferenda ao deus Sobek”. O estudo foi publicado na revista Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de julho de 2024 10:27