Uma startup californiana acredita que pode produzir uma pasta rica e gordurosa semelhante à manteiga, utilizando apenas dióxido de carbono e hidrogênio. E já conseguiu, para apoiar essa ideia um tanto ambiciosa e pouco comum, ninguém menos que Bill Gates.

A “manteiga” seria apenas o começo: leite, sorvete, queijo, carne e óleos tropicais também estão em desenvolvimento pela startup.

publicidade

A empresa Savor, localizada em San Jose, utiliza um processo termoquímico para criar a gordura, que está livre do impacto ambiental causado tanto pela indústria de laticínios quanto pelas manteigas alternativas à base de plantas.

Bill Gates, em seu blog, falou sobre a startup. “Eles começaram partindo da ideia que todas as gorduras são feitas de cadeias variadas de átomos de carbono e hidrogênio”, disse o criador da Microsoft.

publicidade

“Então eles decidiram fazer as mesmas cadeias de carbono e hidrogênio – sem envolver animais ou plantas. Eles finalmente desenvolveram um processo que envolve retirar dióxido de carbono do ar e hidrogênio da água, aquecê-los e oxidá-los para desencadear a separação de ácidos graxos e depois a formulação da gordura”, continuou Gates, explicando o processo para criar a manteiga.

Manteiga de startup teria impacto ambiental positivo

  • Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a pecuária é responsável por 14,5% de todas as emissões globais de gases com efeito de estufa e as alternativas à gordura animal que utilizam óleo de palma contribuem para o desmatamento generalizado e a perda de biodiversidade.
  • O produto da Savor seria facilmente produzido em escala, mas convencer as pessoas a trocar a manteiga e outros produtos lácteos por alimentos “experimentais” continuará a ser um desafio num futuro próximo.
  • Gates espera, no entanto, que o seu apoio faça mais do que iniciar uma conversa.

Leia mais:

publicidade

O estudo da Savor que permitiu a criação da manteiga foi publicado na Nature Sustainability.

“A Savor tem boas chances de sucesso aqui, porque as principais etapas do seu processo de produção de gordura já funcionam em outras indústrias. O processo não libera quaisquer gases com efeito de estufa, não utiliza terras agrícolas e usa menos de um milésimo da água que a agricultura tradicional”, acrescentou Bill Gates.

publicidade

“E o mais importante, tem um gosto ótimo – como a manteiga verdadeira, porque quimicamente é”, concluiu o bilionário.

bill gates
Startup chamou a atenção de Bill Gates com “manteiga sustentável” – Imagem: lev radin / Shutterstock.com