A comunicação wireless é um tipo de conexão sem fio que ajudou a revolucionar o mercado tecnológico, pois teve papel fundamental no desenvolvimento de dispositivos móveis, como o celular. 

O que é wireless?

Wireless é um tipo de conexão presente em várias tecnologias sem fio, como o Bluetooth, infravermelho, RFID, NFC e Wi-Fi. Ela possui fácil instalação e excelente mobilidade. No entanto, a sua velocidade de transmissão é limitada, assim como a potência de sinal. 

publicidade

Ela é responsável por proporcionar a comunicação por meio de voz e/ou vídeo via rádio-comunicador e celulares. Além disso, consegue dar acesso à internet por meio dos roteadores Wi-Fi, internet via satélite, via rádio ou até mesmo através de redes celulares. 

A tecnologia é ótima para ser utilizada na comunicação com sensores, segurança, controle remoto e outras finalidades com troca de dados. 

publicidade

Leia mais:

Tipos de comunicação sem fio

As comunicações sem fio estão divididas em categorias, cada uma com aspectos diferentes em relação a transmissão de dados. A seguir, veja as oito principais. 

publicidade

1 – Bluetooth

Conexão bluetooth
Alguns modelos de fone de ouvido se comunicam com o celular através da conexão Bluetooth. Imagem: GaudiLab / Shutterstock

Disponível em diversos itens, como celulares, caixas de som, smartwatches e muitos outros dispositivos, o Bluetooth é um tipo de tecnologia wireless que funciona em distâncias pequenas. Ele costuma ser utilizado para realizar a conexão de acessórios, transmissão de áudio e compartilhamento de arquivos leves. 

2 – Infravermelho

O infravermelho é uma tecnologia que foi lançada antes do Bluetooth. Ela é um tipo de radiação eletromagnética utilizada em celulares para compartilhar dados. Com o passar dos anos, ela foi perdendo o espaço para a NFC e Bluetooth.

publicidade

No entanto, ainda é procurada por consumidores para a utilização do celular como controle remote e também está presente em aparelhos de algumas fabricantes, como Realme e Xiaomi

3 – Radiocomunicação

Esta é uma tecnologia que utiliza ondas eletromagnéticas para possibilitar a comunicação sem fio. Atualmente, as ondas de rádio são utilizadas em tecnologias como o RFID, Wi-Fi e NFC.

4 – NFC

Utilizada principalmente para a realização de pagamentos por aproximação, a NFC (Near Field Communication) está presente em maquininhas de cartões, celulares e smartwatches. 

5 – Wi-Fi

Uma das comunicações wireless mais conhecidas é o Wi-Fi, uma rede sem fio que tem compatibilidade com diversos dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones, computadores e muito mais. A tecnologia permite a conexão com a internet, seja na corporativa, doméstica ou na internet banda larga. 

6 – RFID

Igual ao NFC, o RFID possibilita a transmissão de dados por meio de radiofrequência. A grande diferença, é que o RFID tem maior alcance. Por isso, é muito utilizado em serviços de rastreamento e identificação de objetos em depósitos e comércios. 

7 – Redes celulares

A rede celulares é responsável por permitir a comunicação entre smartphones e outros aparelhos móveis. Isso é possível porque ela utiliza as ondas de rádio, possibilitando a realização de chamadas, acesso à internet e troca de mensagens.

8 – Satélite

Fechando a nossa lista, há a comunicação wireless via satélite. Ela acontece através de antenas parabólicas nas quais pegam as frequências de rádio para realizar a troca de dados com satélites artificiais que estão localizados a mais de 500 quilômetros da Terra. Dentre as funcionalidades dos satélites, está a conexão com a internet.

Como funciona o Wi-Fi?

Imagem: Freepik

O Wi-Fi funciona com base em ondas de rádio, podendo trabalhar em diferentes frequências: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Por meio do padrão IEEE 802.11, ela possibilita o acesso à internet e a transmissão de arquivos sem a necessidade de haver uma conexão com fio. 

O funcionamento dele acontece por meio de um roteador Wi-Fi. Ele é o responsável por fazer a conexão com o modem da operadora de internet através de um cabo de rede e assim repartir o sinal com outros aparelhos no ambiente, como celulares, computadores e impressoras. 

Mas, essa comunicação wireless também pode ser utilizada em modems que já tenham a função de roteador Wi-Fi embutida. Um detalhe importante é que a troca de informações pode acontecer em até 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.

Além disso, a comunicação entre os aparelhos conectados à rede Wi-Fi, ocorre por meio de diferentes padrões do protocolo 802.11, que ajuda no reconhecimento de informações entre os dispositivos. 

Lançado em janeiro de 2024, o padrão 802.11be, Wi-Fi 7, é o mais potente de todos. Ele é capaz de atingir a velocidade nominal máxima de até 46,1 Gb/s e funciona nas três frequências disponíveis.