Uma tecnologia que ganhou o gosto popular é o NFC, ou Near Field Communication. Parte desse sucesso se deve pela sua praticidade por centralizar os pagamentos, seja com o cartão ou ainda usando carteiras virtuais em smartwatches e celulares, por exemplo.

Por isso, o Olhar Digital preparou um passo a passo de como ativar e utilizar essa funcionalidade em smartphones.

Leia mais:

O que é o NFC?

A saber, o NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que permite a transferência de dados entre dispositivos quando estão próximos um do outro, geralmente a uma distância de alguns centímetros. Essa tecnologia é baseada em campos eletromagnéticos de alta frequência.

publicidade

Em suma, a tecnologia NFC funciona por um processo de troca de informações entre dois dispositivos habilitados para NFC. Esses dispositivos podem ser ativados ao aproximá-los um do outro fisicamente, geralmente tocando-os ou mantendo-os próximos.

NFC: muito além do pagamento

Além dos pagamentos, o NFC também é utilizado em outras áreas móveis, como compartilhamento de arquivos, login de dispositivos, interação com tags NFC (pequenas etiquetas com chips que podem conter informações programáveis) e outras aplicações de comunicação e troca de dados.

o NFC é amplamente utilizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, bem como em outros dispositivos eletrônicos, como cartões de crédito, sistemas de pagamento móvel e até mesmo em alguns cartões de transporte público.

Todavia, é importante observar que o NFC possui um alcance muito curto, o que o torna seguro e eficiente para aplicações de alcance curto. Além disso, tanto o dispositivo emissor quanto o receptor devem ter a funcionalidade NFC habilitada para que a comunicação promovida.

Ativando o NFC

A princípio vale ressaltar que para utilizar essa ferramenta em seu telefone, é necessário que o equipamento tenha nativo em seu sistema a função do NFC. E caso não tenha no sistema, o usuário não poderá desfrutar nessa tecnologia.

Passo a passo

  1. Abrindo as configurações

    A princípio, abra Configurações, toque no menu Conexões e depois ative e selecione NFC e Pagamentos sem contato;Imagem mostrando o passo 1 de ativação do NFC

  2. Ativando

    Deslize para ativar o NFC. Após ativado, toque na opção Pagamentos sem contato e escolha seu serviço de pagamento móvel preferido;Imagem mostrando o passo 2 de ativação do NFC

Quais são os cuidados que o usuário deve tomar ao usar o NFC?

Mantenha o NFC desativado quando não estiver usando ativamente essa funcionalidade. Isso reduz o risco de comunicação não autorizada ou transferência de dados indesejados. Além disso, evite usar o NFC em locais movimentados ou em áreas onde possa haver pessoas suspeitas. Fique atento a possíveis tentativas de leitura não autorizadas de seus dados, conhecidos como “skimming”.

Tenha cuidado ao aceitar e abrir links ou arquivos recebidos via NFC. Certifique-se de que você confia na fonte e o conteúdo é seguro antes de acessá-lo. Mantenha seu sistema operacional, aplicativos e patches de segurança atualizados. As atualizações frequentes ajudam a corrigir vulnerabilidades conhecidas e melhorar a segurança geral do dispositivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!