O futuro dos carros é elétrico. Essa frase poderia ter saído da boca de algum especialista na área. Ou em algum texto aqui do Olhar Digital. Mas ela faz parte das diretrizes internas da Audi.

É assim que a empresa alemã de carros de luxo encara o mercado. A companhia, que faz parte do Grupo Volkswagen, pretende lançar globalmente 30 novos EVs até 2026.

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Em 2033, a meta é ainda mais ambiciosa: a previsão é de que todos os lançamentos da marca sejam 100% elétricos.

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Além disso, a empresa tem o compromisso de ser totalmente livre de emissões de carbono até 2050, incluindo toda a sua cadeia produtiva, fornecedores e parceiros.

Até a chegada desse futuro, porém, existe ainda um longo caminho. E é aí que a vida real se impõe. No caso da Audi, o contratempo veio cedo.

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Segundo informa o UOL, a empresa estaria pensando em encerrar a produção dos modelos Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron mais cedo do que planejado. O motivo? A falta de compradores.

Audi anuncia nova fábrica na China capaz de produzir 150 mil carros elétricos por ano
A marca alemã aposta num futuro de carros elétricos – Imagem: BONDART PHOTOGRAPHY/Shutterstock

Por que a Audi está com dificuldade para emplacar os elétricos?

  • Não, a culpa não é dos chineses.
  • Isso porque estamos falando de públicos completamente diferentes.
  • Sim, a BYD e a GWM, por exemplo, têm também os seus modelos mais luxuosos.
  • Mas, normalmente, seu consumidor busca um carro elétrico na faixa de R$ 100 mil a R$ 200 mil.
  • Já a linha Q8 e-tron da Audi sai entre R$ 670 mil e R$ 715 mil.
  • De acordo com a montadora alemã, a “queda intensificada na demanda” é reflexo do lançamento de outros modelos elétricos da própria marca.
  • Para quem não se lembra, o Q8 e-tron, que antes só chamava Audi e-tron, foi o primeiro carro 100% elétrico da Audi.
  • Só que o tempo passou – e os novos carros o superam com facilidade.
  • O Audi Q6 e-tron, por exemplo, que chega ao Brasil neste ano, é mais barato, mais moderno e com maior autonomia que o Q8.
  • Além disso, outro fator determinante para a Audi paralisar a produção do seu 1º elétrico é a fábrica onde o veículo é montado, em Bruxelas, na Bélgica.
  • A Audi afirma que enfrenta “desafios estruturais de longa data nas instalações”, incluindo altos custos logísticos.

Como é o novo Audi Q6 e-tron?

Audi Q6 e-tron (Imagem: divulgação/Audi)
O interior do novo Audi Q6 e-tron – Imagem: Divulgação/Audi

Existe uma grande expectativa em torno desse carro, que deve chegar às concessionárias logo mais à Europa. As reservas começaram entre o fim de março e início de abril.

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O valor de partida no Velho Continente será na faixa dos 79 mil euros, cerca de R$ 442 mil na cotação atual. O SQ6, mais potente, sai a partir de 97 mil euros, R$ 543 mil na conversão direta.

Lembrando que o SUV elétrico já está confirmado no Brasil e deve desembarcar por aqui ao longo do segundo semestre.

Você pode saber mais sobre o veículo acessando esse outro texto do Olhar Digital.