Meta Quest: realidade virtual chegará para crianças (mas com ressalvas)

Crianças de 10 a 12 anos precisarão que os pais aprovem os usuários do Meta Quest com os quais desejam interagir
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 12/07/2024 04h05
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Imagem: Mix Tape/Shutterstock
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A Meta anunciou que usuários de 10 a 12 anos em breve poderão interagir com outras pessoas em realidade virtual se tiverem a aprovação dos pais para fazê-lo. Até agora, as crianças não podiam conversar ou interagir com outros usuários do Meta Quest.

Em uma atualização futura, a Meta vai permitir que os pais adicionem individualmente contatos aprovados com os quais seus filhos possam conversar ou ligar, e enviar ou aceitar convites para se juntar a eles em experiências de realidade virtual.

Ao abrir esse tipo de experiência para as crianças, a Meta espera que os usuários mais jovens se familiarizem com a tecnologia, o que poderia torná-los mais propensos a usá-la à medida que envelhecem.

Também é uma medida que a Meta adotou para ganhar fôlego no enfrentamento a outras empresas como a Microsoft, que tem o Minecraft e o Roblox como plataformas amplamente populares entre usuários jovens.

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A Meta tem aberto possibilidades para aumentar o uso infantil do Meta Quest – Imagem: Abel Brata Susilo/Shutterstock

Pais terão controle completo de quem seus filhos podem ter como contato no Meta Quest

  • Meta explica que os usuários só se tornarão contatos aprovados quando um pai os adicionar.
  • Os pais podem gerenciar contatos aprovados adicionando-os à lista de seguidores ou de seguidores de seus filhos.
  • As crianças podem solicitar que um seguidor se torne um contato aprovado, e os pais têm a opção de excluir um contato aprovado a qualquer momento.

No ano passado, a Meta reduziu a idade recomendada para usar o headset Meta Quest de 13 para 10 anos. A empresa então lançou contas gerenciadas pelos pais que dão aos usuários com idades entre 10 e 12 anos acesso a experiências de realidade virtual adequadas à idade no dispositivo.

A realidade virtual é uma tecnologia relativamente mais recente e os riscos associados à sua utilização ainda são algo desconhecidos, o que tem promovido preocupações com a segurança infantil por parte dos pais, grupos de direitos humanos e investigadores.

Apesar dos esforços da Meta em trazer recursos sociais para contas infantis no Quest, o Congresso pressiona cada vez mais empresas de mídia social como Meta, TikTok e Snapchat para proteger as crianças em suas plataformas.

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Os pais vão escolher os contatos que seus filhos poderão ter na conta do Meta Quest (Imagem: Boumen Japet / Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.