Reguladores da União Europeia concluíram, nesta sexta-feira (12), que o X (Twitter), rede social de Elon Musk, violou as regras de conteúdo online exigidas pela Lei de Serviços Digitais (DSA). A conclusão da investigação, segundo a Reuters, pode levar a uma multa pesada para a plataforma, além de mudanças significativas em como ela opera.
Como o X teria violado as regras da UE?
- A conclusão da Comissão Europeia ocorre após uma investigação de sete meses sobre a adequação de empresas a DSA;
- A legislação exige que grandes plataformas online e mecanismos de busca façam mais para combater conteúdo ilegal e riscos à segurança pública;
- No caso do X, foram constadas irregularidades relacionadas a transparência da publicidade e o acesso aos dados para pesquisadores;
- TikTok, AliExpress e Meta também estão sendo investigadas pela DSA.
Em suma, o X está sendo acusado em três pontos:
- As contas verificadas foram apontadas por não seguirem práticas do setor, afetando negativamente a capacidade dos usuários de tomar decisões baseadas em informações sobre a autenticidade das contas com as quais interagem;
- A plataforma também não teria cumprido uma exigência da DSA de que as empresas devem fornecer um repositório de anúncios pesquisável e confiável;
- Ela foi ainda acusada de bloquear pesquisadores de acessar seus dados públicos.
A empresa terá alguns meses para responder às acusações e pode enfrentar uma multa de até 6% de seu faturamento global se for considerada culpada de violar a DSA.
X agora tem o direito de defesa — mas se nossa opinião for confirmada, imporemos multas e exigiremos mudanças significativas.
Thierry Breton, chefe da indústria da UE, em um comunicado.

Vale lembrar que o X já enfrenta, em processo separado na UE, investigações sobre a disseminação de conteúdo ilegal no X e as medidas tomadas para combater a desinformação.
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Crise no X?
Não apenas os conflitos judiciais, o X também vive uma crise interna. Dados divulgados pelo jornal Financial Times mostraram que a rede social teve uma média de 251 milhões de usuários diários no segundo semestre deste ano. Isso representa uma alta de apenas 1,6% em relação ao mesmo período de 2023. De 2022 para 2023, aliás, o crescimento já não havia sido bom, ficando abaixo da casa dos 5%. Veja detalhes aqui!