Enquanto trabalham para entregar sistemas de piloto automático seguros, os engenheiros também pensam em maneiras de deixar o motorista mais confortável dentro do carro autônomo. Muitas das iniciativas retiram o volante de cena – o que abre um espaço considerável no interior do veículo.

Achou esquisito um carro sem volante? Imagine então um veículo sem pedais! Um projeto nesse padrão acaba de ser registrado pela gigante Stellantis, um conglomerado que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Chrysler.

publicidade

Leia mais

A patente foi descoberta pelo site americano Carbuzz. De acordo com os rascunhos, o carro terá um volante retrátil. Quando estiver no modo autônomo, o objeto será recolhido.

publicidade

Quando optar por assumir a direção, o volante poderá se mexer para frente e para trás, não somente girar. Algo parecido com uma alavanca. Se empurrado para frente, ele acelera. Se puxado para trás, ele freia. Quase como um avião.

De acordo com a montadora, o novo volante poderia facilmente ser operado com apenas uma mão.

publicidade

Será que isso vai sair mesmo do papel?

O volante não seria em formato de círculo e fica muito parecido com um manche de avião – Imagem: Reprodução/United States Patent and Trademark Office

Ainda não existe uma resposta para isso. Eu, particularmente, espero que não. Até porque nunca vi problema em dirigir com os pedais. Mudar os costumes de uma geração inteira não me parece ser o caminho ideal.

Sem contar que existe um problema da Física aqui. Se estamos em alta velocidade e freamos, nosso corpo vai automaticamente para a frente. Isso seria um desastre com essa nova tecnologia, já que ir para a frente significa acelerar.

publicidade

É claro que as empresas poderiam mudar a direção dessa alavanca, mas, mesmo assim, a ideia não me parece das melhores.

Uma nota importante é que registrar uma patente não significa necessariamente que o projeto vá sair do papel. O registro é apenas uma garantia de que a Stellantis tem os direitos e a capacidade de usar essa tecnologia um dia.

Uma questão de acessibilidade

  • Apesar de excêntrica, essa ideia de controle de velocidade pelo volante não é totalmente inédita.
  • No ano passado, a Toyota apresentou um sistema chamado de NEO Steer, um tipo de volante que funciona justamente como uma alavanca.
  • E que pode acelerar e frear o carro.
  • A também japonesa Mazda tem um projeto similar.
  • Nos dois casos, a iniciativa tem um papel muito bacana: levar acessibilidade a motoristas PCD.
  • Talvez seja um caminho também para a Stellantis.
pessoa com deficiência motorista IPVA
Projeto pode ser transformador na vida das pessoas com deficiência – Imagem: Photographee.eu/Shutterstock

As informações são do New Atlas.