A Arábia Saudita está em uma competição informal firme contra os Emirados Árabes Unidos para ver quem sai na frente no quesito tecnologia de ponta. Entre arranha-céus imensos e construções no meio do deserto, a Arábia deu um passo a frente com a implantação de uma solução de mobilidade já nos próximos anos: helicópteros elétricos individuais.

O CEO da empresa de gestão de investimento Saudi Arabia Holding Company, Mohammed AlQahtani, anunciou o uso de uma frota dos veículos para transportar visitantes pelo Expo Internacional em Riad, na capital do país, em 2030.

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O projeto do helicóptero elétrico será da startup austríaca FlyNow, que está abrindo unidades de fabricação na Arábia Saudita.

Mini helicóptero elétrico individual será meio de locomoção no evento

O helicóptero elétrico da FlyNow vem em assento único ou duplo, e tem um custo relativamente baixo.

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O veículo promete bateria com autonomia de 50 km (o suficiente para rodar na cidade saudita), capacidade de peso de 200 kg (para a versão de assento duplo) e velocidade máxima de 130 km/h.

A estrutura é relativamente simples:

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  • O helicóptero elétrico é formado por uma cabine simples com um par de rotores superiores empilhados;
  • Eles são projetados para contra-rodar e equilibrar o troque um do outro, eliminando a necessidade de uma cauda (comum em helicópteros tradicionais);
  • O helicóptero elétrico completo pesa apenas 210 kg para a versão em assento único (sem ninguém a bordo), bem menos do que um carro;
  • Como as hélices são curtas, a promessa é que o ruído seja baixo;
  • O veículo pode chegar a até 150 metros de altitude.
Imagem mostra o design de um helicóptero elétrico compacto para apenas uma pessoa
Helicóptero elétrico vem em versão individual e de dois assentos (Imagem: Fly Now/Reprodução)

Helicóptero elétrico poderá voar como um helicóptero comum

Devido ao layout, o helicóptero elétrico da empresa FlyNow deve poder voar nos céus de Riad sob as regras de regulamentação de um helicóptero comum.

Algumas restrições devem ser feitas, como a velocidade de voo na cidade e a altura permitida, mas o enquadramento em uma regulação já existente facilita a implementação do projeto.

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Imagem mostra um helicóptero elétrico compacto.
Helicóptero elétrico da Fly Now passou por um teste no solo em fevereiro (Imagem: Fly Now/Reprodução)

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Ainda deve demorar para que helicóptero elétrico individual vire realidade

Apesar de já ter uma data para ficar pronto, por ora, o helicóptero elétrico da companhia sequer entrou em produção em escala comercial.

Conforme o New Atlas, em fevereiro deste ano, a máquina estava passando por testes no solo em um modelo de prova de conceito. Ou seja, ainda nem chegou a voar.

Segundo o post do CEO, o contrato prevê “milhares” de unidades do helicóptero elétrico da FlyNow para a frota, que deve estar pronta para uso em 2030.