A Airbus Helicopters colocou nos ares pela primeira vez seu conceito de helicóptero de alta velocidade, 50% mais rápido que outros helicópteros comerciais. O modelo se chama Racer e também é econômico: consome até 25% menos combustível.

Em 2013, a empresa quebrou o recorde de velocidade de helicópteros quando seu X3 experimental atingiu 472 km/h. A ideia com o Racer, que também capaz de chegar na casa dos 400 km/h, é adaptar essa tecnologia como parte do projeto European Research Clean Sky 2 para o mercado comercial, tornando-a mais eficiente e ecológica.

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Bem além de um helicóptero convencional

  • Conforme o New Atlas, embora possa parecer um helicóptero convencional, o Racer foi projetado para voos em alta velocidade;
  • A aerodinâmica é otimizada para altas velocidades subsônicas e a propulsão para frente é fornecida por dois motores empurradores montados em asas de caixa para fornecer sustentação;
  • Toda essa tecnologia permite ao Racer voar 50% mais rápido do que os helicópteros convencionais.

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A tecnologia desenvolvida para dar sustentação foi pensada para evitar problemas que helicópteros costumam ter em alta velocidade. Isso ocorre porque, quando os rotores de um helicóptero giram, um lado se move para frente e o outro para trás.

Em baixas velocidades, isso não tem muito efeito, mas, em altas velocidades, pode atrapalhar – especialmente quando as pontas das pás que se movem para frente atingem velocidades transônicas. O Racer evita esse problema recuando 15% nos rotores à medida que atinge alta velocidade, entregando o trabalho pesado aos motores empurradores e às asas da caixa.

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Outra boa novidade são os dois motores Aneto-1X desenvolvidos pela Safran Helicopter Engines, parte de novo sistema híbrido-elétrico de modo econômico, onde um dos motores pode ficar offline. Isto significa menos emissões de CO₂ e até 25% menos consumo de combustível por quilômetro.

  • Segundo a Airbus Helicopters, o primeiro voo foi teste simples de 30 minutos para demonstrar o comportamento básico da aeronave;
  • Em outras palavras, garantir que ele possa voar sem que nada se quebre ou caia;
  • Nos próximos dois anos, o programa de testes será cada vez mais ambicioso à medida que o envelope de voo for ampliado e a velocidade máxima aumentada.

“Com suas 90 patentes, o Racer é o exemplo perfeito do nível de inovação que pode ser alcançado quando os parceiros europeus se unem”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

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“Este primeiro voo é momento de orgulho para nós e para nossos 40 parceiros em 13 países. Estou ansioso para ver este demonstrador ser pioneiro em capacidades de alta velocidade e desenvolver o sistema de modo econômico que contribuirá para reduzir o consumo de combustível”, completa o empresário.