Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos vão contar com inteligência artificial durante as transmissões de algumas partidas. A IA do Google, o Gemini, foi a escolhida para estrear a funcionalidade em Paris-2024. Em parceria com a emissora NBCUniversal, a ferramenta vai trazer diversas funcionalidades avançadas durante jogos das equipes estado-unidenses. A princípio, infelizmente, a novidade será exclusiva para telespectadores que moram nos EUA, mas um indicativo do que deve acontecer em transmissões esportivas a partir dos próximos anos.

O Google é o patrocinador oficial dos times dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Paris — principal motivo para essa parceria ter sido fechada. A partir do dia 26 de julho, as transmissões contarão com vistas imersivas em 3D do Google Maps, apresentando locais icônicos como o Palácio de Versalhes, o estádio de Roland Garros e o Centro Aquático dos Jogos.

publicidade

As imagens foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos e oferecem modelos fotorrealistas de marcos e áreas de interesse, fornecendo aos espectadores uma visão detalhada dos locais em que os eventos ocorrerão.

Leia mais:

publicidade
Gemini vai fazer parte das transmissões norte-americanas dos Jogos Olímpicos de Paris. Imagem: Poetra.RH/Shutterstock

Emissora quer fazer da IA do Google o grande evento dos Jogos

A NBCU também vai apresentar resumos gerados pela IA do Google Search em segmentos da transmissão, respondendo perguntas sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A parceria também inclui resumos gerados por IA com a voz de Alan Michaels, famoso locutor esportivo e diversas outras intervenções tecnológicas que prometem enriquecer a experiência do espectador.

Artistas norte-americanos e atletas olímpicos também vão aparecer nas transmissões utilizando o Gemini, em uma série de atividades roteirizadas que incluirão a aprendizagem de novos esportes. Eles também vão “explorar” Paris com as ferramentas Gemini, Google Lens, ‘Circular para Pesquisar’ e Google Maps Immersive View.

publicidade
Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão estrear IA nas transmissões. Imagem: JeanLucIchard/Shutterstock

A colaboração entre NBCUniversal e Google indica como a tecnologia deve ser usada na cobertura de grandes eventos esportivos daqui para frente, oferecendo ao público uma experiência mais interativa. Algo que deve ser, extremamente, explorado pelos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026 e a Olimpíada de Los Angeles, em 2028.