Existem milhares de espécies de pássaros já catalogadas pela ciência. Elas apresentam uma grande variedade de hábitos, cores, formas e também de tamanhos. Mas você sabe qual é o menor pássaro do mundo?

Pequeno, leve, mas poderoso

  • A resposta para esta pergunta é o beija-flor-abelha (Mellisuga helenae).
  • Os machos desta espécie medem apenas 5,5 centímetros de comprimento.
  • Já as fêmeas são um pouco maiores, chegando a até 6,1 centímetros.
  • Importante salientar que quase metade do tamanho destes animais é composto pela cauda e pelo bico.
  • Além de pequenos, estes pássaros também são bastante leves.
  • Os machos pesam cerca de 1,95 gramas, enquanto as fêmeas 2,6 gramas.
  • Os músculos, especialmente adaptados para o voo, representam entre 22% e 34% desse peso.
Beija-flor-abelha voando (Imagem: Piotr Poznan/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Pássaro tem bico diferenciado

O beija-flor-abelha pode ser pequeno, mas ele compensa em beleza. O animal tem penas iridescentes (cujas cores são as do arco-íris ou que reflete essas cores). Nos machos, elas cobrem a parte superior do corpo, cabeça e garganta. Já nas fêmeas elas tendem a ser menos brilhantes.

No entanto, o que difere estes animais diferem de outros beija-flores é a forma de seus bicos. Enquanto outras espécies tendem a ter o característico bico longo e curvo, os beija-flores de abelha têm um comparativamente curto e reto, o que permite que eles se alimentem de seu peso corporal em néctar e insetos todos os dias.

publicidade

À medida que a estação chuvosa se torna seca e as plantas começam a florescer, os animais começam a se reproduzir. Isso envolve os machos se unindo em grupos chamados leks para cantar músicas e atrair suas parceiras.

Beija-flor-abelha (Imagem: Melinda Fawver/Shutterstock)

Os beija-flores de abelha também podem acasalar enquanto pairam no ar, com suas asas às vezes batendo até 200 vezes por segundo. O resultado são geralmente dois minúsculos ovos brancos, cada um aproximadamente do tamanho de um grão de café, colocados em pequenos ninhos cuidadosamente montados a partir de musgo e teias de aranha.

publicidade

Esses ovos levam cerca de duas a três semanas para eclodir. Após isso, os filhotes podem passar mais de um mês com sua mãe antes de voar no ninho.

A espécie é encontrada apenas nas florestas de Cuba. No entanto, a população está ameaçada em função do desmatamento. As informações são do IFLScience.