O Google anunciou que está refinando seus requisitos mínimos de qualidade para aplicativos Android e em breve removerá aqueles que não atendem às expectativas da Play Store.  

De acordo com a atualização mais recente das políticas da empresa, apps precisarão agora fornecer uma “experiência de usuário estável, envolvente e responsiva” para permanecer na loja. Aplicativos que demonstrarem “funcionalidade e conteúdo limitados” — como aplicativos somente de texto, de papel de parede ou aqueles que são literalmente projetados para não fazer nada — não serão mais permitidos a partir de 31 de agosto. 

publicidade

Por que o Google excluirá aplicativos com baixa qualidade? 

  • Segundo o Google, os requisitos adicionais chegam para “garantir que os aplicativos possam atender aos padrões elevados para o catálogo do Play e envolver os usuários por meio de funcionalidade de qualidade”; 
  • A medida se junta a outras restrições existentes que proíbem aplicativos que não respondem, não instalam, travam ou funcionam anormalmente; 
  • Conforme divulgado pela Android Authority, cerca de 2,28 milhões de aplicativos foram bloqueados do serviço em 2023 por violar políticas e colocar a segurança do usuário em risco; 
  • O Google também baniu mais de 330 contas “ruins” do Google Play no mesmo ano por repetidas violações graves de políticas e preocupações em torno de fraude e malware. 
Imagem: rafapress/ Shutterstock

Leia mais! 

Olimpíada de Paris estreará IA do Google 

E por falar em Google e melhorias, a big tech fechou uma parceria com a NBCUniversal que incluirá vistas imersivas, resumos e atividades interativas criadas pela Gemini das Olímpiadas de Paris. 

publicidade

A princípio, infelizmente, a novidade será exclusiva para telespectadores que moram nos EUA, mas um indicativo do que deve acontecer em transmissões esportivas a partir dos próximos anos. Saiba mais aqui!