A Kawasaki, fabricante japonesa de motocicletas, é mais uma montadora que está investindo em um futuro com zero emissões de carbono. Após a revelação da moto Ninja H2 SX movida a hidrogênio no ano passado, o protótipo fez sua primeira aparição pública no Japão.

A Kawasaki começou a trabalhar em um projeto de moto a hidrogênio em março do ano passado, baseado em um motor de combustão modificado alimentado por tanques H2 um tanto volumosos atrás do piloto.

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Em dezembro, as renderizações conceituais se tornaram realidade quando um protótipo funcional foi revelado antes dos testes em pista. Agora, o modelo movido a hidrogênio apareceu publicamente.

O motor superalimentado de quatro cilindros em linha de 998cc agora inclui injeção direta de H₂ no cilindro por meio de um sistema de abastecimento de combustível especialmente desenvolvido e tanques de combustível de hidrogênio.

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Esses tanques contêm recipientes de gás de alta pressão e são abastecidos com hidrogênio na parte traseira da moto em minutos.

Isto significa que os condutores ainda podem desfrutar do rugido e da vibração de um motor entre as pernas e anunciar a sua presença na estrada sem necessidade de emitir sons artificiais. A Kawasaki diz que uma pequena quantidade de óleo do motor é queimada durante o processo, mas a única outra emissão é a água.

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A Kawasaki Ninja H2, movida a hidrogênio, foi demonstrada ao público no Circuito de Suzuka – Imagem: Divulgação/Kawasaki

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“Os motores a hidrogênio produzem energia como os motores convencionais a gasolina: o ar é aspirado, misturado ao combustível e depois queimado”, disse o líder do projeto, Satoaki Ichi.

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No entanto, a maioria da produção de hidrogênio não é tão ecológica assim. Por isso, os condutores precisariam de encher os tanques com o chamado hidrogênio verde, que utiliza energia limpa para a sua produção.

Esta forma de H₂ é atualmente a exceção e não a regra, mas quando veículos movidos a hidrogênio se tornarem mais comuns, quem sabe esse cenário já mudou.

A moto Ninja H2 movida a hidrogênio fez sua estreia pública no Circuito de Suzuka, na província de Mie, no Japão, em 20 de julho.